Visita de estudo às Serras de Aire e Candeeiros

Nos dias 23 e 24 de fevereiro as turmas A do 10º e 11º anos realizaram uma visita de estudo às Serras de Aire e Candeeiros. No âmbito da disciplina de Biologia e Geologia e, durante 2 dias, os alunos estudaram o Maciço Calcário Estremenho (Centro Oeste de Portugal), que se identifica como uma das mais interessantes áreas protegidas do nosso país. Trata-se de uma região com valores muito caraterísticos no domínio da geomorfologia, geologia, flora e fauna, mas também com valores culturais e tradicionais relevantes. Nestas paragens salienta-se também a associação dos elementos de natureza geológica com a harmonização da paisagem, resultando de uma relação multisecular do Homem com o ambiente.

Foi uma aula viva e ao vivo que permitiu aos alunos observar aspetos geológicos, geomorfológicos e hidrogeológicos associados ao ambiente cársico, observar elementos paleontológicos, observar a exploração e a aplicação de materiais geológicos, observar impactes ambientais resultantes da exploração de recursos geológicos e tomar consciência da necessidade de proteger, preservar e valorizar os espaços naturais.

Para que esta experiência se tornasse realidade foi necessária a colaboração da comunidade. Fica um agradecimento à Direção do Agrupamento, aos docentes e não docentes, aos pais e encarregados de educação e aos alunos que de uma forma ou de outra apoiaram e colaboraram com esta iniciativa. Um especial agradecimento a todos os parceiros e não parceiros que contribuíram monetariamente ou com outros bens materiais e que tornaram possível a realização da atividade sem deixar ninguém para trás.