Suporte Básico de Vida – Docentes, Técnicos e Assistentes Operacionais

No âmbito do Clube de Proteção Civil da nossa escola, em articulação com o PESES (Projeto Educação para a Saúde e Educação Sexual), dando cumprimento à formação de Suporte Básico de Vida, foi ministrada pelo INEM, com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Mondim de Basto, uma formação no dia 19 de abril, durante o período da tarde, a todos os docentes, técnicos e assistentes operacionais.
A formação teve um momento teórico e outro prático. A sessões teóricas tiveram lugar no auditório da escola e a sessão prática decorreu no pavilhão gimnodesportivo.
No período da manhã desenvolveu-se esta sessão no Centro Escolar Mondim Oeste, com a participação dos respetivos professores e assistentes operacionais.
Estas sessões deram a conhecer os procedimentos adequados de atuação numa situação de emergência, nomeadamente o algoritmo a cumprir no socorro a um familiar/cidadão em Paragem Cardiorrespiratória (PCR), as compressões torácicas e percussão nas costas, a manobra de Heimlich (tração abdominal) para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho, bem como da colocação de um sinistrado na PLS (Posição Lateral de Segurança).
São valências que a Escola procura sempre fomentar, pois capacita todos para uma cidadania ativa, promove empatia para com o próximo e que os dota de competências que podem salvar vidas.
Um agradecimento a todas as entidades envolvidas nesta iniciativa, bem como a todos os participantes pelo interesse demonstrado.