Selos Europeus de Qualidade eTwinning

Selos Europeus de Qualidade eTwinning

Depois dos Selos Nacionais, os projetos eTwinning “No Other World” e “Meeting Point“, desenvolvidos ao longo do ano letivo 2022/23, recebem agora os Selos Europeus de Qualidade pelo trabalho desenvolvido, premiando o trabalho dos professores, dos alunos e a colaboração com os parceiros. Ambos os projetos cumpriram os critérios do Quadro do Selo de Qualidade e receberam pontuação elevada. Além dos certificados atribuídos, os projetos serão apresentados numa área especial da Plataforma Europeia de Educação Escolar (ESEP).

O trabalho realizado, em ambos os projetos, implicando diversas metodologias, recursos e estratégias, permitiu o desenvolvimento, nos alunos, de diversas competências e, cumulativamente, a aquisição de aprendizagens variadas, em grupo alargado, em pares ou individualmente, com ou sem orientação dos professores. As abordagens pedagógicas visaram, primordialmente, o desenvolvimento de atividades cooperativas de aprendizagem, orientadas para a integração e troca de saberes, assumindo a utilização crítica de fontes de informação diversas e das tecnologias de informação e comunicação.

Todo o trabalho resulta de uma colaboração efetiva e profícua entre todos os envolvidos, alunos e professores, em grupo restrito ou alargado. Essa colaboração verificou-se desde a primeira hora, com a definição das atividades a desenvolver, calendarização, ferramentas a utilizar e objetivos a atingir.

A par de todas as aprendizagens e do desenvolvimento de diversas competências, destaca-se o desenvolvimento do espírito de cidadania europeia, indo de encontro aos objetivos de internacionalização do nosso Agrupamento.