Palestra – «Voluntariado o Nosso Mundo na Defesa dos Direitos Humanos»

No âmbito do tema «Direitos Humanos» desenvolvido na disciplina de Cidadania/ Tic, decorreu no dia 24 de fevereiro uma palestra e debate com a participação da Dr.ª Fátima Ribeiro, presidente da Associação AMA A VIDA, no Auditório do Agrupamento. Esta conferência mais do que abordar os Direitos Humanos permitiu contactar com a experiência e trabalho desenvolvido em alguns países africanos, outros na América do Sul e também na Ucrânia, cuja trabalho e missão desta Associação assume uma mais valia no apoio que presta a populações e grupos, onde as necessidades básicas como o direito à educação, a alimentação condigna e outras carências ainda não são satisfeitas.

O papel do voluntariado na defesa dos Direitos Humanos junto destas comunidades é vital para que estejam garantidos a dignidade da vida, que na realidade e no contexto em que vivemos é completamente ignorado e esquecido. Foi esta uma das lições que retiramos. Há pequenas ações que podem devolver o sonho e a alegria a crianças e jovens, basta apenas um gesto, um ato, uma dádiva!

Desta palestra e reflexão, sentimos que a este nível ainda há muito trabalho a concretizar na defesa dos Direitos Humanos a nível nacional e internacional.

Ficou lançada a semente de criar no Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto as fundações para o nascimento de um grupo de voluntariado para se associar a algumas causas nobres. Neste sentido, tentaremos apadrinhar duas comunidades, uma em África e outra na América Latina, em que nos comprometemos a angariar fundos para que ali sejam fornecidas sementes que possam constituir uma mais valia para a sua alimentação.

Este é o desafio lançado às turmas do 9ºano! Se dermos um pouco de nós, na comemoração dos 50 anos do Agrupamento junto de quem mais precisa, estaremos a contribuir para que outros jovens e crianças usufruam de melhores condições de vida e, acima de tudo, sejam mais felizes.

Foi uma conferência muito interessante de partilha, de vida, de emoções…Aqui fica o nosso profundo e inestimável agradecimento à ASSOCIAÇÂO AMA A VIDA e, naturalmente, à sua presidente, Fátima Ribeiro. Obrigado!