O que é o orçamento participativo das escolas?
É um processo democrático, com várias etapas, que garante aos estudantes a possibilidade de participarem, de acordo com as suas ideias, preferências e vontades, no desenvolvimento de um projeto que contribua para a melhoria da sua escola.
O Orçamento Participativo das Escolas (OPE) pretende fomentar o espírito de participação e de cidadania e valorizar a opinião dos estudantes em decisões que os afetam diretamente.
Com o OPE estimulam-se as escolhas responsáveis, a familiaridade com os mecanismos do voto e a participação na execução das escolhas efetuadas.
Montante a atribuir ao projeto vencedor
O valor do orçamento participativo é de 500 euros.
Quem pode participar?
Podem participar os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, em qualquer via de ensino.
Calendário das Candidaturas ao Orçamento Participativo 2021
Este ano, tendo em consideração os constrangimentos causados pela pandemia da doença COVID-19, fica ao critério de cada estabelecimento de ensino definir os moldes e os prazos do Orçamento Participativo das Escolas. As escolas devem apenas assegurar que os resultados são conhecidos até ao final do presente ano letivo e que as medidas são executadas até ao final do ano civil.
As propostas de projeto podem ser inseridas neste link ou através do coordenador do OPE da escola, o professor Carlos Macedo.
Todas as informações na página oficial do OPE:
A DGEstE mantém-se também ao dispor para questões que possam surgir, através do endereço eletrónico: ope@dgeste.mec.pt.