No âmbito do domínio da Saúde de Cidadania e Desenvolvimento e em parceria com o Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), e com o Projeto de Promoção e Educação para a Saúde e Educação Sexual (PESES), foram desenvolvidas cinco sessões de intervenção com as turmas A e B do 12º ano.
Estas sessões fazem parte da ação “Interagir e Incluir”, integradas no Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário.
Tiveram como finalidade proporcionar aos alunos momentos de reflexão, bem como desenvolver habilidades e fornecer estratégias que os ajudasse em momentos de mais stresse e ansiedade. Todos este processo culmina numa maior capacitação para o bem-estar mental que pode, nestes momentos mais decisivos, estar vulnerável.
Estratégias de mindfulness, de coaching e de cooping estiveram patentes nestas sessões, tentando situar os alunos nas questões: O que está a acontecer? Quais as expectativas? O que esperam como resultado? O que me está a impedir que chegue a essa meta? Posso controlar? Desta forma identificamos as necessidades; a situação atual e o plano de ação.
Dada a dedicação, o envolvimento e participação ativa dos alunos, consideramos que o balanço foi muito positivo.
Para situações futuras, salientamos a importância de alargar este tipo de intervenções a outros alunos que estejam em situações semelhantes, uma vez que os ajuda a desenvolver a capacidade de autorregulação e concentração, a dotá-los de estratégias para situações de maior ansiedade e stress e a promover as relações interpessoais.