Considerando que as exigências sanitárias causadas pelo SARS-CoV2 (COVID-19) se mantêm, entendemos comunicar, a toda a comunidade educativa, alguns traços gerais para o funcionamento do ano letivo 2021/2022, a fim de possibilitar às famílias o planeamento atempado das suas atividades/rotinas.
Todas as medidas apresentadas estão de acordo com a legislação publicada, bem como com o referencial das escolas de controlo da transmissão do Covid-19 da DGS.
O regime presencial será considerado como regime regra e os regimes mistos e não presencial como exceção. No regime presencial, todas as atividades letivas e formativas, incluindo apoios no âmbito da educação inclusiva, serão desenvolvidas nos termos da legislação em vigor, podendo, caso seja necessário, ser implementadas outras regras específicas com vista ao cumprimento das autoridades de saúde.
Receção aos Encarregados de Educação
1. No dia 16 de setembro, às 10:00h, serão recebidos os Encarregados de Educação dos alunos:
- Pré-escolar, no respetivo Jardim, somente para os alunos que frequentam pela primeira vez;
- 5.º ano, na Escola Sede.
2. Os Encarregados de Educação dos restantes anos deverão aguardar contacto por parte do Educador de Infância/Titular de Turma/Diretor de Turma.
Receção aos alunos
1. Nos dias 17 setembro, no período da manhã, serão recebidos os alunos do Pré-escolar ao 12º ano, nas respetivas escolas.
2. A partir do dia 20 de setembro, todos os alunos cumprem o horário semanal.
Carregamento de cartões
Com vista a agilizar todo o processo, solicita-se:
- Aos Encarregados de Educação 5.ºano, que no dia 16 de setembro, levantem o cartão do aluno e o respetivo passe (se for o caso), na Secretaria da escola, efetuem o carregamento e marquem as senhas das refeições para a semana seguinte;
- Aos alunos do 6º ao 9º ano, no dia 17 se façam acompanhar do cartão do aluno, para proceder ao carregamento e marcação de senhas das refeições para a semana seguinte. Este processo será orientado pelo Diretor de Turma aquando da apresentação.
- Aos alunos do Ensino Secundário: no dia 20, durante a manhã, solicita-se que se façam acompanhar do cartão do aluno para proceder ao carregamento e marcação de senhas das refeições para a semana seguinte. Este processo será orientado pelo Diretor de Turma aquando da apresentação.
Utilização e gestão de espaços e Restrições no Funcionamento de Alguns Serviços
Embora sejam geridos de forma a assegurar o cumprimento das orientações da Direção Geral de Saúde, em princípio, não se verificará o encerramento de nenhum dos espaços dos vários edifícios escolares, devendo a sua utilização restringir-se ao estritamente necessário. Assim,
a) No Pré-escolar à chegada e saída da escola, as crianças devem ser entregues/recebidas individualmente pelo seu encarregado de educação, ou pessoa por ele designada, à porta do estabelecimento, pois não é permitida a sua entrada na Instituição.
b) Todos os procedimentos administrativos serão realizados, sempre que possível, por via digital. Na impossibilidade de o fazer, deve efetuar-se telefonicamente (938597469 – número direto Secretaria) o agendamento do contacto com o estabelecimento de ensino.
c) Também serão de privilegiar, por via digital ou telefónico, os contactos entre os Encarregados de Educação e o Educador de Infância/ Titular de Turma/Diretor de Turma.
d) Refeições (algumas notas prévias):
- Deverá, sempre que possível, fazer-se a marcação das senhas através da plataforma GIAE (com os códigos de acesso dos Alunos/Encarregados de Educação);
- Os alunos, tendo como princípio o menor número de “cruzamentos”, devem, se possível, ser portadores do seu lanche da manhã/tarde;
REGRAS GERAIS A CUMPRIR POR TODA A COMUNIDADE EDUCATIVA
Para além das boas práticas de higienização das mãos e etiqueta respiratória e da promoção do distanciamento físico, reforçar-se-ão as medidas de prevenção diária que serão implementadas por toda a comunidade educativa, a saber:
- Utilizar sempre máscara em todos os espaços dentro da escola (com exceção dos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo), retirando-a apenas nas refeições;
- Desinfetar as mãos com uma solução antisséptica de base alcoólica que será fornecida por um assistente operacional ao entrar na Escola;
- Lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, esfregando-as bem durante, pelo menos, 20 segundos;
- Reforçar a lavagem das mãos antes e após as aulas, antes e após as refeições, antes e após o uso da casa de banho e sempre que estejam sujas;
- Usar lenços de papel (de utilização única) para assoar, deitá-los num caixote do lixo depois de utilizados e higienizar as mãos de seguida.
- Tossir ou espirrar para a zona interior do braço, com o cotovelo fletido, e nunca para as mãos;
- Evitar tocar nos olhos, no nariz, na boca e na parte de fora da máscara;
- Manter o distanciamento físico possível;
- Evitar tocar em bens comuns e em superfícies como corrimãos, maçanetas, interruptores e outros.
O Agrupamento tem perceção dos possíveis inconvenientes e constrangimentos causados pelas medidas a implementar, contudo, contamos com a compreensão da comunidade escolar e apelamos à importância do cumprimento das mesmas, evitando, deste modo, situações que coloquem em risco a saúde e segurança dos nossos alunos.
Como sempre e, mais ainda, no contexto atual o Agrupamento estará presente e atento de modo a responder da melhor forma possível e com a máxima brevidade a toda a comunidade escolar, contando, desde já, com a compreensão e a colaboração de todos. Só assim conseguiremos ultrapassar este desafio.
Bom ano letivo.