No âmbito do tema aglutinador dos DAC e das aprendizagens essenciais da disciplina de Educação Visual, as turmas do 8.º ano definiram e construíram uma estratégia de comunicação visual com um duplo objetivo: consciência cívica e promoção de um ambiente sustentável. Neste sentido, focaram a sua atenção na espécie invasora Vespa Velutina Nigrithorax (vespa asiática) cada vez mais presente na Alvão e nas áreas circundantes. Assim, e tendo como base o contorno de uma vespa, cada aluno desenvolveu/caracterizou uma personagem, pretendendo-se obter um grande exame que, à semelhança de um grande exército que defende a sua pátria, defenderá o Alvão, seu berço.
Esta experiência de aprendizagem, articulada com o projeto Urso Tolas e com a colaboração da Associação de Estudantes, reutilizou 486 garrafas de plástico para construir 162 armadinhas comunitárias para a Vespa Velutina que o município irá fazer chegar aos apicultores.
Proteger o ambiente desta espécie invasora é dever de todos, por isso voamos da teoria ao terreno, auxiliando a comunidade educativa na defesa de um produto endógeno de excelência – o mel!!
Os participantes e responsáveis agradecem o empenho e colaboração de todos os que tornaram esta atividade possível.
Juntos, SOMOS Comunidade!