Desporto Escolar – 2022/23

“Do campo de treinos para a sala de aula, as vantagens de praticar regularmente desporto chegam também ao desempenho escolar. Melhor raciocínio matemático, menos stresse, concentração redobrada e mais disciplina, são alguns dos benefícios identificados pelos especialistas.” 

Dra. Margarida Lobo Antunes

 

Uma hora de exercício físico por dia, no mínimo. Esta é a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para crianças e jovens.

Seis vantagens que comprovam como o desporto pode ajudar as crianças na escola:

1. O desporto favorece um maior desenvolvimento cognitivo

Praticar desporto desenvolve o raciocínio das crianças, sobretudo em idades entre o pré-escolar e o ensino secundário. Da melhoria do QI (quociente de inteligência) aos bons resultados em testes de matemática, memória, leitura e compreensão verbal, são vários os benefícios que a atividade física pode ter no desenvolvimento cognitivo dos seus filhos.

Estes impactos positivos têm sido comprovados por inúmeras investigações científicas, ao longo das últimas décadas.

2. Menor ansiedade… e mais sorrisos

Com impacto direto no desempenho escolar, o desporto reduz os níveis de stresse e ansiedade nas crianças. Esta é uma consequência das alterações que a atividade física traz ao corpo: melhor funcionamento do sistema cardiovascular e aumento dos níveis de noradrenalina e de endorfinas. Como resultado, o corpo relaxa e a mente também. As crianças tornam-se mais calmas e apresentam melhor disposição.

3. Maior capacidade de concentração

A prática desportiva melhora os níveis de atenção e de concentração das crianças. Embora a concentração não seja sinónimo imediato de boas notas, pode ser um passo importante na melhoria do rendimento escolar.

Sobre este tema, um estudo da Universidade de Illinois, EUA, concluiu que uma hora diária de exercício físico melhora a capacidade de atenção em crianças com idades entre os 7 e os 9 anos. E não só: há menor tendência para distrações e maior capacidade de adaptação a mudanças de tarefa.

4. Melhoria da autoestima

Uma imagem positiva de si próprio é fundamental no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Pelo contrário, uma baixa autoestima pode resultar em mudanças de humor, isolamento, pior desempenho escolar, maior vulnerabilidade ao bullyinge até depressão infantil.

5. Disciplina, controlo e respeito

Um bom atleta aceita as orientações do treinador e, além disso, não deixa que as emoções toldem o seu comportamento em campo. Por isso, inscrever o seu filho numa modalidade extracurricular pode ser o reforço extra de disciplina que ele precisa. Ao longo dos treinos, o desporto infantil ajuda as crianças a perceberem a importância de seguir regras e de respeitar treinadores e árbitros.

Estes são ensinamentos que trazem também vantagens na escola, sobretudo na relação com os professores e no comportamento dentro da sala de aula.

6. Reforço do espírito de equipa

Praticar um desporto em equipa é melhorar também as competências de comunicação, entreajuda e trabalho cooperativo – dentro e fora de campo. Para crianças pequenas, é sinónimo de aprender, por exemplo, a partilhar brinquedos no recreio. Já as crianças mais velhas conseguem trabalhar melhor em tarefas de grupo. Esta é também uma competência fundamental para o futuro, no mercado de trabalho.
Um dos efeitos mais negativos da pandemia foi o aumento do sedentarismo e a redução acentuada da literacia motora das  nossas crianças, urge, portanto, combater esse flagelo com um reforço da prática desportiva. Neste sentido, a nossa escola continuará a oferecer aos alunos um vasto leque de equipas de desporto escolar, que permitirá colmatar esses problemas e exponenciar todos os benefícios da prática desportiva.