Uma coisa que a pandemia Covid-19 nos lembrou é que para resolver problemas graves temos de continuar a trabalhar, não parar, reinventamo-nos… À Distância, mas ligados em Comunidade!
Perante as incertezas que o mundo enfrenta a Comunidade de Mondim tem demonstrado a sua resiliência e enfrentado este momento exigente com Responsabilidade.
No âmbito do projeto “Somos comunidade” lançamos o desafio de construção comunitária de armadilhas para a vespa velutina (asiática).
Proteger as abelhas é, defender a produção de mel da região, participar na sustentabilidade do meio ambiente e precaver um problema de Saúde Publica.
Como Criar uma armadilha para a vespa asiática? (ver vídeo)
- Depois de criares a tua armadilha tira uma foto à tua armadilha e publica-a no TEU Facebook. Depois, coloca o link da tua publicação na secção de comentários deste desafio no faceboock do Agrupamento… PARTILHA o link do desafio com os teus amigos/ familiares/ comunidade.
- Dia 18 de junho (quinta feira de manhã) vamos estar Juntos com o Município na Mercadinho Rural para distribuir armadilhas e sensibilizar a comunidade para os impactos económicos/ambientais e os perigos de saúde publica que a Vespa Velutina (vespa asiática) constitui para a comunidade. Entrega as tuas armadilhas para Vespa Velutina no “Coberto do Mercado de Mondim de basto”.
- Como armar as tuas armadilhas?
Se não conseguires entregar as tuas armadilhas, no “Coberto do Mercado de Mondim de basto”, podes armar as tuas armadilhas no exterior da tua casa/ familiar/ vizinho/ amigo.
Deves fixar a tua armadilha num ponto alto (ex: ramo de uma árvore) deves inserir isco na tua armadilha. Esse isco varia com a época. Porque a Vespa Velutina alimenta-se de acordo com seu ciclo de desenvolvimento.
Mas podes Usa como isco:
– Néctar de pêra + vinagre;
– Água + açúcar + fermento de padeiro;
– Cerveja preta + vinho branco + concentrado de frutos vermelhos.
No Verão coloca-se algo proteico como carne ou peixe e um pouco de água para ajudar na decomposição.
Urso Tolas,
Somos Comunidade