O Júri Nacional de Exames já se pronunciou
e já te conseguimos explicar como vais ter de fazer para alterar os teus exames!
Vai continuar a ser pelo e-mail!
Neste momento, o formulário que foi disponibilizado pela DGEstE não pode ser utilizado de todo! Portanto, se por acaso usaste o formulário e querias fazê-lo outra vez, NÃO PODES MESMO!
O processo vai ser semelhante ao anterior, fazes download do ficheiro editável do Boletim de Inscrição, preenches e envias por e-amil para a Secretaria da escola (secretaria@agrmondimbasto.com), só tens de ter em atenção ao que explicamos em baixo!
Se ainda não te inscreveste nos exames prepara-te (ou prepara os teus pais) para receberes uma chamada da tua escola… eles têm instruções para ligar a toda a gente que ainda não se tenha inscrito.
Quando as atividades presenciais retomarem, terás de entregar os documentos pessoalmente na mesma, portanto, garante que não perdes o ficheiro!
Não, não vais ter de pagar mais! Até te podem devolver dinheiro.
Os alunos que estejam aprovados a uma disciplina e que realizem essa mesma Prova de Ingresso, mesmo que tenham mais de 18 anos e que vão como autopropostos, não precisam de pagar nada.
Para os alunos que já se tinham inscrito e que têm de fazer alterações por causa do Decreto-Lei, de 13 de abril, haverá reajustes/devoluções do que já pagaram para inscrição nos exames até agora, sempre que se aplique o caso.
Se vou fazer, na mesma, os exames que já me inscrevi, como faço?
À partida, deves deixar tudo igual a não ser que a tua escola dê informação em contrário. Fala com eles só para confirmar que podes deixar tudo como está! Telefona para a Secretaria: 938 597 469 | 938 597 456.
Se já não vou fazer exames porque não quero ir para o Ensino Superior, como faço?
Fala com a tua escola para perceber se podes simplesmente enviar um e-mail a anular a tua inscrição ou se precisas de entregar um Boletim com a Tabela 4 em branco.
Se já não preciso de fazer exames, como faço?
Se com as novas regras do Ministério, já tens a(s) Prova(s) de Ingresso do ano passado e não precisas de fazer exames, deves refazer o teu Boletim.
Não preenches a Tabela 4 e assinalas apenas no ponto 5 – ou seja, requeres apenas a ficha ENES.
Se vou fazer exames na mesma e quero alterar a inscrição, afinal como é que preencho a Tabela 4?
Nesta tabela deverás indicar apenas os exames que vais realizar como Prova de Ingresso, porque, tal como podes ler no artigo que lançamos anteriormente, já não é possível fazer melhorias internas [Link do site Inspiring Future].
Se antes já era aconselhável o preenchimento do 4.8 sempre com um “S”, muito mais agora que todos os exames contarão apenas como Prova de Ingresso.
Se és do Científico-Humanístico e tens todas as notas das disciplinas com positiva, portanto, só queres fazer para Prova de Ingresso.
Se és do Científico-Humanístico e tens alguma nota interna negativa ou se ficaste com nota interna negativa por causa de um exame, vais ser obrigado a ir a Exame na mesma – apesar das novas regras que saíram no dia 17 de abril e que publicamos no artigo “Volta atrás! Tudo mudou! Tens de refazer a média” [Link do site Inspiring Future].
Nota: Se és daqueles casos em que tinhas 10, 11, 12 à nota da disciplina e o exame te fez chumbar, vamos lançar um artigo para isso brevemente!
Se és do Profissional, manteve-se tudo igual, deves analisar primeiro o nosso artigo sobre como vais calcular a tua média [Link do site Inspiring Future] e depois preenches o Boletim, seguindo as instruções em baixo.
Caso queiras prosseguir estudos, deves assinalar com um “S” no 4.7 e para além do 4.8, deixando todos os outros em branco.
Se és do Recorrente, manteve-se tudo igual, deves analisar primeiro o nosso artigo sobre o Cálculo da Média [Link do site Inspiring Future] e depois preencheres o teu Boletim, seguindo as instruções em baixo.
Caso precises de Exames como Prova de Ingresso, assinalando o 4.8 com “S”, não preenchendo o 4.7 e todos os outros preencheres com “N”.
Nota: Se foste excluído por faltas, apenas te podes inscrever na 2ª fase! Onde terás de pagar o valor necessário para essa inscrição.
[artigo adaptado do site Inspiring Future]