atividades

Visita estudo 10ºA e 10ºB

No âmbito dos DAC (Domínios de autonomia curricular), as turmas do 10ºA e 10ºB, realizaram, no dia 27 de fevereiro, uma visita de estudo às aldeias de Ermelo, Barreiro e Bobal.

A visita teve como objetivo consubstanciar uma recolha de dados culturais, crenças, costumes, gastronomia, festas religiosas; explorar as temáticas dos recursos endógenos, associado às energias renováveis; analisar a história local, na vertente do Foral de Ermelo; uma visita à “Tasca da Alice”, no âmbito das manifestações culturais, nas quais se inclui a gastronomia e a exploração turística do concelho; análise do património religioso local e respetiva contextualização.

As várias disciplinas das turmas participaram em articulação, preconizando a recolha de imagens e prestando as informações aos alunos sobre os locais por onde se passava. Os alunos levaram a cabo o preenchimento de fichas pré-definidas para a atividade, entregues pelos professores no início da visita. Realizou-se uma visita a um moinho de água na aldeia do Bobal, mostrando aos alunos o funcionamento do mesmo e a sua função. Posteriormente, houve lugar a um almoço, com um menu tradicional e típico, num restaurante local.

Os objetivos da visita foram plenamente cumpridos e possibilitaram aos alunos conhecer de uma forma mais profunda o Parque Natural do Alvão, as suas riquezas e recursos endógenos.

Segue-nos, gosta e partilha esta página: