Visita de Estudo ao Museu Amadeo Souza Cardoso – 12ºA e 12ºB

Visita de Estudo ao Museu Amadeo Souza Cardoso – Amarante

Saímos da rotina angustiante das aulas dentro quatro paredes. Fomos ao encontro da aventura da vida e da arte de Amadeo de Souza Cardoso, patente no museu com o seu nome. Abrimos novos horizontes, tal como o fez, há um século, Amadeo ao partir para Paris. A sua ânsia era a procura e o convívio com os artistas das correntes de vanguarda, contribuindo para uma perspectiva da arte. 

Na nossa opinião, o que se realçou foi a diversidade de pintura. Nos seus quadros estavam patentes as diferentes correntes culturais, caracterizadas com os “ismos”, nomeadamente o cubismo, naturalismo, abstracionismo, modernismo, expressionismo e o futurismo, estes acabaram com as regras, que ele considerava, que aprisionavam a criatividade dos artistas.

Amadeo destacou-se de todos os outros através da pintura e do desenho, absorvendo todas as correntes vanguardistas, conseguindo fazer “escola” sem escola. A obra que mais se destacou foi “Ascenção do quadrado verde e a mulher do violino”, sendo realçado o movimento do quadrado ao longo do quadro. 

Através desta visita percebemos a importância da liberdade de expressão, da criatividade e do pensamento que são fundamentais para a nossa aprendizagem.

Os alunos do 12ºB