atividades

Visita à Central Hidroelétrica Venda Nova III – 10ºD

No dia 20 de novembro a turma do 10ºD, do Curso Profissional Técnico de Instalações Elétricas, realizou uma visita de estudo, no âmbito das disciplinas de Físico-Química e Tecnologias Aplicadas, à Central Hidroelétrica da Venda Nova III, tendo os alunos demonstrado bastante interesse.

A barragem da Venda Nova situa-se entre o concelho de Montalegre (distrito de Vila Real) e Vieira do Minho (distrito de Braga). Entrou em funcionamento em 1951 e é alimentada pelo curso de água do rio Rabagão.

Em 2010 iniciaram-se as obras do 2º reforço de potência, que ficaram concluídas em 2017, dando origem à Central Hidroelétrica da Venda Nova III. Está equipada com dois grupos geradores reversíveis com uma potência total de 756 MW que são alimentados pelo novo circuito hidráulico, com capacidade para um caudal de 200 m³/s.

De manhã decorreu a visita às instalações da Central Hidroelétrica da Venda Nova III e depois de almoço descolaram-se à barragem dos Pisões onde puderam observar um grupo de painéis fotovoltaicos instalados à s

uperfície da água da albufeira.

 

Segue-nos, gosta e partilha esta página:
error