Taking up the mantle of democracy and citizenship – 12º ano: uma aula de Inglês diferente

Os alunos que frequentam a disciplina de Inglês, no 12º ano, tiveram uma aula de Inglês muito diferente das habituais. Sob a orientação da dra Ana Catarina Mendes, da Associação Comunidades que florescem, e no âmbito das temáticas Cidadania, Democracia e Conviver com a diversidade, o foco de todo o trabalho desenvolvido visou derrubar barreiras e preconceitos e apelar à ação.

Nas palavras da dra Catarina: “Falar sobre Direitos Humanos, discriminação, ativismo ou exemplos a seguir é mais do que simplesmente debater ideias – é agir. Como posso contribuir na minha comunidade? Como posso participar ativamente? Estes foram os temas que decidi abordar numa aula de Inglês, com os alunos do 12º ano, no Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto, a convite da professora Orlanda Silva.

Através da plataforma Stories that move – Toolbox against discrimination, na secção Taking Action, os alunos exploraram como as suas ações diárias podem influenciar as pessoas e a sociedade à sua volta. Este é um recurso disponibilizado pela Anne Frank House que recomendo vivamente para ser utilizado no âmbito escolar, por professores de Inglês, Cidadania ou História. Vale a pena conhecer e utilizar.”

Foi uma oportunidade para os alunos crescerem através da apresentação de problemas que hoje assolam o nosso mundo e que urgem ser minimizados e solucionados.

Interagindo com espontaneidade, fluência e eficácia em língua inglesa, os alunos expressaram opiniões, defendendo pontos de vista, integrando experiências e mobilizando conhecimentos adquiridos.

Uma aula diferente, rica e enriquecedora onde os alunos puderam demonstrar a sua capacidade de comunicação intercultural e abertura perante novas experiências e ideias, face a outras sociedades e culturas e de questionar atitudes estereotipadas.

Mais uma das muitas atividades que, na nossa escola, propiciam o desenvolvimento de atitudes e valores cívicos e éticos favoráveis à compreensão e convivência multicultural.

O grande objetivo desta aula diferente? Facilitar aos nossos alunos o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas, preparando-os para serem cidadãos mais ativos, mais conscientes e mais solidários.