Mondim de Basto (Foto: Henrique Martins)

 

O Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto situa-se no concelho de Mondim de Basto, a sudoeste do distrito de Vila Real, fazendo fronteira com o distrito de Braga e a região do Minho, revelando, por isso, afinidades culturais, geográficas e paisagísticas com o Minho e estabelecendo uma ligação entre as duas regiões. Este concelho é limitado a nordeste pelo município de Ribeira de Pena, a sueste por Vila Real, a sudoeste por Amarante, a oeste por Celorico de Basto e a noroeste por Cabeceiras de Basto. Tem 171,87 km2 de área, está subdividido em 6 freguesias, com uma população de 7493 habitantes (2011).

mondim_mapa

Concelho marcado por duas zonas completamente distintas, uma ribeirinha, a do vale do Tâmega e outra tipicamente de montanha, é uma terra com história, rica em valores naturais e que tem no monte da Senhora da Graça e no Parque Natural do Alvão as suas evidências paisagísticas mais marcantes. Neste ano letivo, o Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto é composto por sete estabelecimentos de ensino: quatro Jardins de Infância [Praça-Atei, Mondim (integrado no Centro Escolar), Paradança e Vilarinho], uma escola do 1.º Ciclo não integrada (Vilarinho); um centro escolar; e a escola sede, a EB 2,3/S de Mondim de Basto. As localidades dos nossos alunos encontram-se a distâncias que oscilam até 28 Km da escola sede; mas mais significativa que a distância geográfica é o tempo utilizado, visto que há discentes cuja deslocação casa/escola demora aproximadamente uma hora. As deslocações dos alunos para as diferentes escolas do Agrupamento são feitas, na sua maioria, por transporte escolar. O Agrupamento serve uma área onde se verifica uma constante perda da população, reflexo da emigração decorrente da falta de oportunidades e perspetivas profissionais, aliada a uma oferta pouco diversificada das estruturas socioeconómicas e culturais de modo a favorecer o desenvolvimento sociocultural, económico, a formação pessoal e a fixação das pessoas. A nível social, estamos perante um meio que revela muitas carências, em que grande parte dos agregados familiares tem baixas expectativas em relação à Escola, com vista à obtenção de formação/qualificação. Assim, o grande objetivo deste Agrupamento é romper o isolamento, criando redes e núcleos de trabalho entre si, com a comunidade e os parceiros, de forma a promover o sucesso educativo e a melhorar a qualidade do ensino através da inovação pedagógica e rentabilização dos recursos existentes.

 

A nossa história

Slider1Pela portaria n.º 562/72, de 28 de setembro de 1972, a secção da Escola Preparatória Dr. Ernesto de Castro Leal de Celorico de Basto, a funcionar em Mondim de Basto, foi transformada em Escola Preparatória e do Ensino Secundário, a que foi dado o nome de Escola Preparatória de José Júlio Pinto Coelho. Este nome advém-lhe do facto de estar instalada no edifício pertença deste ilustre mondinense (em tempos, embora, à data de 28/09/1972 fosse pertença da Câmara Municipal). Aqui funcionou até 30 de junho de 1978, tendo crescido em número de alunos e de anos de escolaridade, pois nesta data (30/06/78) já aqui era lecionado, não só o ciclo preparatório, mas também o 1.º, 2.º e 3.º anos do Unificado (atuais 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade).

Ao longo do ano letivo de 1977/78, professores, alunos e toda a comunidade educativa, fomos seguindo de perto as obras da nova escola com alguma ansiedade, já que aguardávamos por melhores condições de trabalho, há algum tempo. As instalações da casa do Eiró eram exíguas para o número de alunos que, entretanto, se havia matriculado nesta escola. Foi com grande alegria e entusiasmo que durante os meses de julho, agosto e setembro Professores e Pessoal Auxiliar e Administrativo, com o apoio da Câmara Municipal, procederam à mudança para as novas instalações.

Em 29 de setembro de 1978, foi criada, pela portaria n.º 599/78, a Escola Secundária de Mondim de Basto. Contudo, esta escola não possuí­a espaço próprio e, por isso, foi ocupar dois pavilhões (B e C) do edifício destinado à Escola Preparatória. Na altura, ninguém protestou, até porque, de facto, o espaço era suficiente para as duas escolas. Não demorou muito que se verificasse que isso foi um erro, mas o tempo era de vacas magras e o remédio foi encolhermo-nos da melhor maneira possí­vel.

Em 31 de dezembro de 1986, foi criada, pela portaria n.º 791/86, a Escola C+S de Mondim de Basto, sendo simultaneamente extintas a Escola Preparatória e a Escola Secundária existentes na vila. De novo, um erro histórico se verifica no processo do ensino/aprendizagem no concelho de Mondim de Basto. Enquanto nos concelhos vizinhos se iam desdobrando as escolas existentes, no nosso fechavam-se as portas a um possível alargamento das áreas disponí­veis, juntando os alunos desde o 5.º ano ao 12.º no mesmo espaço. Nesta mesma altura, construiu-se, num concelho do distrito, uma escola muito moderna, com capacidade para vinte turmas, e que iria albergar meia dúzia de alunos do segundo ciclo. Aqui, bem próximo de nós, foi construí­da uma escola, em 1998, igualmente para cerca de vinte turmas, e que alberga um número inferior a duzentos alunos. Não são estas escolas que estão a mais: em Mondim de Basto é que faltava uma nova escola ou ampliar a atual.

No ano letivo de 2001/02, construiu-se um novo bloco, onde foi instalada uma biblioteca moderna e uma nova área de serviços de cozinha e refeitório; os restantes pavilhões sofreram algumas melhorias.

Em 26 de junho de 2003, por despacho do Diretor Regional da Educação do Norte, foi homologado o atual Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto.

Que o futuro dos nossos filhos se vislumbre mais agradável que o passado dos seus progenitores.

(Professor Valentim Macedo)

O nosso hino

Letra: Alunos da EB 2,3/S de Mondim de Basto / Prof. Liliana Maia
Música: João Mota Oliveira
Ano letivo: 2010-2011