atividades

Ser português é…

Alguns dias são guardados na memória coletiva dos povos como datas importantes para a construção da sua identidade, do que são hoje e que os torna únicos. Uma das datas que marcam a História de Portugal é o 1 de dezembro de 1640, dia em que alguns portugueses conseguiram devolver a independência ao país.
Portugal proclamou a independência de Espanha há 380 anos! Desde então, os portugueses têm vindo a assinalar a data como um momento importante da sua História e de uma identidade partilhada.
A presente exposição contou com a colaboração dos alunos que escreveram uma mensagem sobre o significado de ser português…
Neste dia, um conjunto de nobres entregou o trono de Portugal ao Duque de Bragança, D. João, recusando assim a soberania da Coroa espanhola. Um grupo de 40 fidalgos portugueses, que a História denominaria “os conjurados”, decidiu iniciar uma revolta popular para pôr fim ao domínio espanhol que se vivia em Portugal desde 1580, com a morte do rei D. Henrique, sucessor de D. Sebastião, rei que não deixou herdeiros diretos. Os conjurados contaram com o apoio de D. João, 8.º duque de Bragança. O duque era senhor de uma das maiores e mais ricas casas nobres. A disponibilidade económica permitiu-lhe financiar a campanha contra a Coroa espanhola e, por ser trineto do rei D. Manuel I, era um candidato ao trono, podendo assumir a Coroa de Portugal como reino independente.