Semana do Agrupamento – “3 dias 3 Línguas”

As bibliotecas escolares desempenham um papel fundamental na divulgação das obras e na promoção da leitura atualizada; a nossa biblioteca tem sido disso exemplo não só pela variedade de livros que nos proporciona, mas também por apadrinhar/organizar eventos por forma a manter os seus leitores informados sobre as últimas tendências literárias.

No âmbito do estudo do texto poético, nós, alunos do 5ºC, convidámos a jovem escritora Catarina Gonçalves (ex-aluna e prestes a concluir o curso de medicina), para apresentar, na biblioteca, a sua obra “Nitidez Opaca”; trata-se de uma coletânea de poesia destinada a leitores de todas as idades, mas que a nós, particularmente, nos deixou fascinados pelo poder e pela magia das palavras. Este encontro, que decorreu no passado dia 22 de abril, permitiu conhecermos pessoalmente a autora e desmitificar, um pouco, a ideia que os poemas são apenas textos eruditos e de difícil interpretação! Para além de responder a uma breve entrevista (feita por nós), quisemos também presentear a nossa escritora com declamações (ao vivo e em vídeo) de poemas seus, previamente selecionados.

A avaliar pela atenção e pelos aplausos, foi um momento inesquecível e estamos, sem dúvida, gratos pela presença desta escritora, que apesar da sua juventude, nos cativou pela sua maturidade, pela sua humildade, pelo seu talento… Foi, é e será, certamente, uma inspiração para todos nós!

 

Os alunos do 5ºC