Exames 20

Provas e Exames – o que são?

Provas de aferição, provas finais de ciclo e exames finais nacionais – Estas são avaliações que os alunos que frequentam a escolaridade obrigatória têm de prestar.

 

Provas de aferição

O objetivo das provas de aferição (que não contam para a nota final dos alunos) é fornecer informações detalhadas sobre o desempenho escolar dos alunos, que serão depois enviadas às escolas e as famílias, permitindo corrigir atempadamente as fragilidades do sistema detetadas sem rotular alunos e escolas. Neste ano letivo, pela primeira vez, os alunos do 5.º ano serão avaliados relativamente à componente de produção e interação orais na prova de aferição de língua estrangeira (Inglês).

 

Provas finais

As provas finais destinam-se aos alunos do 9.º ano. O objetivo é avaliar o seu desempenho nas disciplinas de Português e Matemática. Estas avaliações valem 30% da nota final.

 

Exames nacionais

Os exames nacionais serão efetuados pelos alunos do 11.º ano e 12.º ano. E são os mais importantes. Não só têm um peso de 30% para a nota final das disciplinas em que são obrigatórios, como podem ser utilizados como prova de ingresso ao Ensino Superior, contando entre 35% a 50% no cálculo da nota de candidatura.

Os alunos que não obtiverem aprovação ou que pretendam realizar uma melhoria de classificação nas disciplinas em que realizaram exames nacionais na primeira fase podem candidatar-se à segunda fase. Este ano letivo, será realizada, pela primeira vez, a avaliação da componente de produção e interação orais nos exames nacionais finais de línguas estrangeiras e Português Língua não Materna.

 

in Calendário escolar 2019-2020: datas de provas e exames, Montepio Geral – Associação Mutualista (15 de janeiro de 2020)