o Projeto Jovens Empreendedores promove ações de empreendedorismo nas escolas secundárias/Centros de Formação do território de atuação da Associação de Municípios de Baixo Tâmega. Este é um projeto que resulta da identificação da falta de competências de empreendedorismo e comportamentais/transversais e tecnológicas dos jovens, em idade escolar, prestes a entrar no mercado de trabalho.
Desta forma, o foco do programa centra-se no desenvolvimento de competências empreendedoras e tecnológicas através de um sistema alternativo de educação não formal. Isto inclui um conjunto de ações, nomeadamente, workshops de capacitação e autoconhecimento, Bootcamps, mentoria, entre outras, que culmina num Concurso de ideias de Negócios.
Pretendeu-se com este projeto ajudar os jovens a questionarem, de forma crítica e construtiva, a sua visão sobre o Mundo, contribuindo para uma sociedade 5.0 – baseada na tecnologia e centrada na humanidade. Acreditamos que este projeto ajuda a formar jovens mais preparados para uma sociedade mais proativa, participativa e socialmente equilibrada.
O Bootcamp desenvolveu-se em vários dias, tendo como público alvo os alunos do 12.º ano, do ensino regular e profissional do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto . Esta atividade contou com a presença/participação dos stakeholders externos Sónia Cunha da SoL Consulting – Consultadoria Empresarial, Carla Costa da PorTrilhos e Gabriela Machado da Desenhar Futuros – Saúde, Educação e Bem-Estar .
O agrupamento agradece aos dinamizadores do Projeto Jovens Empreendedores e a todas a empresas presentes, o trabalho nesta atividade que, estamos certos, foi muito profícua para os nossos alunos.