Enquadramento Legal


O Programa do XXII Governo Constitucional considera a transição digital um dos instrumentos  essenciais da estratégia de desenvolvimento do país, em alinhamento com os objetivos políticos  que irão nortear os investimentos da União Europeia no período de programação 2021 -2027, de  acordo com o novo quadro da Política de Coesão.

A construção de uma sociedade digital é assim identificada como uma oportunidade para  reinventar o funcionamento e organização do Estado, orientando-o mais para o cidadão, para  reforçar a competitividade económica e para desenvolver um clima favorável à inovação e ao  conhecimento. 

A aposta numa economia e numa sociedade baseadas no conhecimento, em que o crescimento  da produtividade assenta na inovação e na qualificação das pessoas; numa sociedade inclusiva, que  a todos oferece as competências para participar nas oportunidades que são criadas pelas novas  tecnologias digitais; numa economia aberta em que o Estado apoia o processo de internacionalização das empresas e a modernização da sua estrutura, constituem assim vetores essenciais ao  desenvolvimento económico do país. 

As novas tecnologias digitais, como os sistemas de inteligência artificial, a tecnologia 5G, a  computação em nuvem e de proximidade e a Internet das coisas, constituem-se, no seu conjunto,  como um dos principais alicerces da transição energética da economia, em particular dos setores  industriais estratégicos para Portugal e do seu tecido empresarial. Como tal, a transição digital  deve ser assumida como catalisador da transformação industrial em curso, no sentido de facilitar  o cumprimento das metas de longo -prazo de neutralidade carbónica, em linha com as orientações  do Pacto Ecológico Europeu e com o desafio estratégico do Governo relacionado com a resposta  às alterações climáticas. 

Pretende-se que Portugal esteja na linha da frente dos países que melhor estão preparados  para enfrentar os desafios e mudanças inerentes a uma transição global, garantindo que a mesma  resulta numa maior igualdade e inclusão dos cidadãos, num reforço dos pilares democráticos, num  aumento na competitividade da economia e da captação de investimento, nacional e estrangeiro,  bem como na criação de valor pelo tecido empresarial. A par disso, importa também criar condições  favoráveis ao setor público para prestar melhor serviço e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida ao cidadão. Trata -se igualmente de promover o alinhamento das prioridades digitais  nacionais com as políticas, quadros regulamentares e fontes de financiamento da União Europeia  por forma a maximizar o impacto dos resultados. 

Para tanto, urge incentivar a adoção, por parte das empresas e do Estado de ferramentas e  instrumentos mais modernos que contribuam para a criação de mais e melhor emprego, bem como  incentivar a aposta em novos modelos de produção que incorporem as tecnologias associadas à  digitalização. 

A realização destes objetivos passa, inevitavelmente, por investir, mais e melhor, ao nível digital  nas pessoas e nas suas qualificações, durante o percurso académico e profissional, através de um  forte investimento na formação, na educação e na ciência. 

Para concretização desta aposta fundamental importa definir uma visão estratégica global para  a transição digital que, com uma abordagem transversal, identifique os principais desafios da socie dade portuguesa e que concretize a operacionalização das políticas nesta matéria. Este desiderato  requer a adoção de uma perspetiva integrada e transversal a toda a atividade do Governo. 

Neste âmbito, pretende o Governo definir, através da presente resolução, o novo enquadra mento institucional em matéria de transformação digital, quer ao nível das empresas, quer ao nível  da Administração Pública, quer ao nível do cidadão em geral, através da aprovação de um plano  de ação para um Portugal mais digital, que contemple iniciativas estruturantes, combinadas com  medidas de impacto mais imediato.

 

Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola 23/25



Plano de Ação para a Transição Digital de Portugal


Tutorial: Como criar Rubricas no Google Classroom 

 

 


 

Apresentação do Balanço do PADDE 2023 - Genially



Tutorial Ativação de Modem de Internet - Acesso com Cartão SIM


 

 


 

 

 


 


 

 

Apresentação do nosso PADDE - Genially


 


 

 

Tutorial para "limpar PC" e Repor todas a características de fábrica

 

Tutorial - Atualização Urgente - Software - 21/06/2021

Instruções para proceder à atualização do Windows


 

Escola Digital - Instruções de configuração inicial dos equipamentos informáticos

Tutorial - Configuração do Mobile Router THIN SMATRIX

Configuração todas as operadoras

Inserir cartão SIM - computador 2.º/3.º ciclo

Tutorial Configuração Router

 


PTD
4 Junho, 2024atividades / EQAVET / PTDAviso Devolução do Kit do Projeto da Escola Digital (SÓ PARA ALUNOS 4º, 9º e 12º ANO)   Como sabem, os equipamentos do projeto Escola Digital são cedidos a título de empréstimo, para uso dos alunos durante o seu percurso escolar. Neste ano letivo, há uma alteração às regras do projeto, que permite que os alunos mantenham os equipamentos que têm em sua posse, durante mais um ciclo de ensino, caso entendam ser a melhor opção. Assim, surgem duas opções nas regras de devolução: No final do 4.º ano (PC Tipo I): Opção 1 –  Podem manter os equipamentos até ao 6º/7º ano. Opção 2-  Caso contrário, terão de devolver o equipamento até  28 de junho e no ano seguinte poderão levantar um Kit tipo II-usado (de acordo com a disponibilidade existente).   No final do 9.º ano (PC Tipo II): Opção 1 –  Podem manter os equipamentos até ao 12º ano. Opção 2-  Caso contrário, terão de devolver o equipamento até  7 de junho e no ano seguinte poderão levantar um Kit tipo III-usado (de acordo com a disponibilidade existente). Se necessitarem para preparação dos exames nacionais, podem entregar até dia 28.   No final do 12.º ano , todos os alunos têm que proceder à devolução dos equipamentos a título definitivo, até dia 7 de junho. Se necessitarem para preparação dos exames nacionais, podem entregar até dia 28.   Devem informar, via classroom, o diretor de turma da opção tomada.    Para quem optar por realizar a entrega, tem que cumprir as seguintes orientações: O kit Escola digital deve ser entregue na sua totalidade: PC, Router (tipo I e tipo III), Cartão SIM, Mochila, Cabos e Carregadores. Todos os códigos PIN criados pelo aluno durante a sua utilização, que inviabilizam inícios de sessão de outro utilizador ou arranque do PC, devem ser entregues no momento da devolução. Pede-se que fechem todas as contas abertas ou, em alternativa, que formatem o PC.   Se algum equipamento se encontrar danificado (ecrã partido, teclado incompleto, etc) ou com avaria, a reparação é da exclusiva responsabilidade do encarregado de educação/aluno maior de idade, tal como consta no contrato assinado.  O não cumprimento deste requisito terá as consequências legais, previstas pelo Projeto da Escola Digital.   Por forma a tornar o processo mais célere, será importante trazerem o vosso auto de entrega.   Os equipamentos devem ser entregues limpos.   A entrega do Kit é feita na Direção, na escola sede, pelo encarregado de educação ou aluno (caso seja maior de idade)   Quem considerar que já não necessita do Kit, pode fazer a devolução a partir da data deste email.   Os restantes alunos, dos outros anos, não necessitam de devolver equipamentos.   Sempre que surgir alguma dúvida neste processo, pedimos que entrem em contacto com a Direção.   [...]
3 Outubro, 2023atividades / PTDInforma-se toda a comunidade escolar que, dando cumprimento ao Projeto Escola Digital, que preconiza a entrega de um computador, mochila, headphones e internet móvel a todos os alunos do nosso sistema de ensino, se vai dar continuidade à entrega dos equipamentos aos alunos dos 1º, 5º e 10º anos, com e sem apoio ASE (escalão), que neste ano letivo trocaram de ciclo do projeto. O levantamento do Kit deve ser efetuado mediante o seguinte agendamento: 1.º ano – Terça-feira, das 8h30 às 12h e das 14h30 às 17h 5.º ano – Quarta-feira, das 8h30 às 13h e das 14h às 17h – Sexta-Feira, das 14h às 17h 10.º ano – Quinta-feira, das 8h30 às 13h e das 14h às 17h Novos alunos na escola – Sexta-Feira, das 8h30 às 10h   Os alunos maiores de idade podem levantar o próprio Kit, os restantes levantamentos terão que ser efetuados pelos respetivos encarregados de educação. Em caso de impossibilidade, por parte dos encarregados de educação, de se dirigirem à escola no calendário supra, devem entrar em contato com a direção para agendar outro dia ou método de entrega. Quem não pretender usufruir do Kit deve, obrigatoriamente, comunicar essa recusa à direção da escola pelo seguinte email- direcao@agrmondimbasto.com, com a identificação do aluno, n.º e turma. Alerta-se que os equipamentos são usados e já não têm garantia, pelo que qualquer avaria/dano nos equipamentos, tem que ser paga pelo encarregado de educação, numa loja da especialidade. A recolha do Kit não é obrigatória, contudo se os professores solicitarem, os alunos têm que levar um PC pessoal para as atividades letivas/exames/provas de aferição. Qualquer dúvida, devem entrar em contacto com a direção da escola.   [...]
5 Junho, 2023atividades / PTDDevolução do Kit do Projeto da Escola Digital (SÓ PARA ALUNOS 4º, 9º e 12º ANO) Informa-se a Comunidade que, tal como previsto, no final do 4.º ano, 9.º ano e 12.º ano, os alunos têm que proceder à devolução dos equipamentos para substituição pela tipologia seguinte, ou para entrega definitiva (12.º ano). O kit Escola digital deve ser entregue na sua totalidade: PC, Router (tipo I e tipo III), Cartão SIM, Mochila, Cabos e Carregadores. Todos os códigos PIN criados pelo aluno durante a sua utilização, que inviabilizam inícios de sessão de outro utilizador ou arranque do PC, devem ser entregues no momento da devolução. Pede-se que fechem todas as contas abertas ou, em alternativa, que formatem o PC. Se algum equipamento se encontrar danificado (ecrã partido, teclado incompleto, etc) ou com avaria, a reparação é da exclusiva responsabilidade do encarregado de educação/aluno maior de idade, tal como consta no contrato assinado.  O não cumprimento deste requisito terá as consequências legais, previstas pelo Projeto da Escola Digital. Por forma a tornar o processo mais célere, será importante trazerem o vosso auto de entrega. Os equipamentos devem ser entregues limpos. A entrega do Kit é feita na Direção, na escola sede, pelo encarregado de educação ou aluno (caso seja maior de idade) – Prazos para devolução dos equipamentos:          – alunos de 4º ano – até dia 30 de junho;          – alunos de 9º ano – até dia 7 de junho (se necessitarem para preparação dos exames nacionais, podem entregar até dia 30)          – alunos de 12º ano – até dia 7 de junho (se necessitarem para preparação dos exames nacionais, podem entregar até dia 30) Quem considerar que já não necessita do Kit, pode fazer a devolução a partir da data deste email. Os restantes alunos, dos outros anos, não necessitam de devolver equipamentos. Sempre que surgir alguma dúvida neste processo, pedimos que entrem em contacto com a Direção. [...]
31 Maio, 2023atividades / PTDNo âmbito do PADDE (Plano de Ação do Desenvolvimento Digital da escola) do Agrupamento e da Capacitação Digital de Docentes foi continuada a Newsletter “50 anos, 50 ideias” . Esta propõe-se  dar a conhecer algumas das ideias, ferramentas digitais e recursos educativos explorados na formação de nível 3. Cada grupo reuniu ideias e elaborou cuidadosamente cada edição fazendo, desta forma, sugestões imperdíveis das mais variadas áreas. Seguem as últimas duas edições, criadas por dois grupos. Esperamos que gostem!” Clicar na imagem para aceder aos trabalhos 1 – Grupo constituído pelas Professoras Claudia Silva, Clementina Gomes e Orlanda Silva   2 – Grupo constituído pelos Professores Anabela Rodrigues e Rita Carvalho    3 – Grupo constituído pelos Professores Patrícia Campos e Zulmira Machado      4 – Grupo constituído pelos Professores Adelaide Borges, Preciosa Gonçalves e Teresa Santos    5 – Grupo constituído pelos Professores Margarida Fernandes, Amélia Fernandes e Manuel Oliveira   6 – Grupo constituído pelos Professores Alexandra Martins e Andrea Alvim   [...]
24 Março, 2023atividades / PTDO Centro de Formação Basto, em articulação com todas as escolas da sua área de intervenção, organizou, de forma pioneira, o “Digital Day”. Tratou-se de uma atividade que se propôs promover a partilha de conteúdos, experiências e dinâmicas pedagógicas, ajustadas ao novo paradigma do ensino no nosso país, aos ambientes de aprendizagem digitais, que se enquadram no Plano de Transição Digital, já em implementação através de várias medidas promovidas Estado Central. Esta atividade contou com ilustres presenças, tanto em direto, como através de gravações, das quais se destacam o Sr. Ministro da Educação, Dr. João Costa, o Diretor Geral da DGEstE, o Dr. João Gonçalves, o Coordenador Nacional do Projeto MAIA, Dr. Eusébio Machado, o Diretor do Centro de Formação de Basto, Dr. João Sousa,  o nosso Embaixador Digital, Dr. António Pinto, todos os Diretores de Agrupamento e Alunos. Um agradecimento especial a todos os alunos e professores, pelo empenho e dedicação, que tornaram este dia possível e memorável. Podem assistir a toda sessão aqui:   [...]
17 Março, 2023atividades / PTDO Dia Digital será comemorado no dia 24 de março, e terá como objetivos incrementar o uso dos recursos digitais em ambiente de sala de aula, enquanto elementos integrantes dos processos de ensino, aprendizagem e avaliação; Avaliar o uso dos equipamentos e recursos digitais em situação real, identificando constrangimentos, vantagens e melhorias; Fomentar a cultura digital das comunidades educativas; Reforçar as atividades de articulação e de conhecimento dos AE do território do Centro de Formação de Basto.       [...]
19 Dezembro, 2022atividades / PTDNo âmbito do PADDE (Plano de Ação do Desenvolvimento Digital da escola) do Agrupamento e da Capacitação Digital de Docentes foi criada a Newsletter “50 anos, 50 ideias” . Esta propõe-se  dar a conhecer algumas das ideias, ferramentas digitais e recursos educativos explorados na formação de nível 3. Cada grupo reuniu ideias e elaborou cuidadosamente cada edição fazendo, desta forma, sugestões imperdíveis das mais variadas áreas. Seguem as últimas duas edições, criadas por dois grupos. Esperamos que gostem!” Clicar na imagem para aceder aos trabalhos 1 – Grupo constituído pelas Professoras Carla Cordeiro e Luísa Alves        2 – Grupo constituído pelos Professores Artur Miguel e Anabela Leite     [...]
14 Dezembro, 2022atividades / PTDNo âmbito do PADDE (Plano de Ação do Desenvolvimento Digital da escola) do Agrupamento e da Capacitação Digital de Docentes foi criada a Newsletter “50 anos, 50 ideias” . Esta propõe-se  dar a conhecer algumas das ideias, ferramentas digitais e recursos educativos explorados na formação de nível 3. Cada grupo reuniu ideias e elaborou cuidadosamente cada edição fazendo, desta forma, sugestões imperdíveis das mais variadas áreas. Seguem as edições 3 e 4, criadas por dois grupos. Esperamos que gostem!” Clicar na imagem para aceder aos trabalhos 1 – Grupo constituído pelos Professores Octávio Pinto e Susana Lopes       2 – Grupo constituído pelas Professoras Carlos Macedo, Alice Rodrigues, Ana Alegre, Ana Paula Duro  [...]
13 Dezembro, 2022atividades / PTDNo âmbito do PADDE (Plano de Ação do Desenvolvimento Digital da escola) do Agrupamento e da Capacitação Digital de Docentes foi criada a Newsletter “50 anos, 50 ideias” . Esta propõe-se  dar a conhecer algumas das ideias, ferramentas digitais e recursos educativos explorados na formação de nível 3. Cada grupo reuniu ideias e elaborou cuidadosamente cada edição fazendo, desta forma, sugestões imperdíveis das mais variadas áreas. Seguem as duas primeiras edições, criadas por dois grupos. Esperamos que gostem!” Clicar na imagem para aceder aos trabalhos 1 – Grupo constituído pelos Professores Carlos Macedo, Alice Rodrigues, Ana Alegre e Paula Duro.   2 – Grupo constituído pelas Professoras Adélia Faia e Isabel Figueira   [...]
30 Setembro, 2022atividades / PTDInforma-se toda a comunidade escolar que, dando cumprimento ao Projeto Escola Digital, que preconiza a entrega de um computador, mochila, headphones e internet móvel a todos os alunos do nosso sistema de ensino, se vai dar continuidade à entrega dos equipamentos aos alunos dos 1º, 5º e 10º anos, com e sem apoio ASE (escalão), que neste ano letivo trocaram de ciclo do projeto. O levantamento do Kit deve ser efetuado mediante o seguinte agendamento: 1.º ano – segunda-feira, das 14h00 às 17h – Quarta-feira, das 8h30 às 13h 5.º ano – terça-feira, das 8h30 às 13h e das 14h às 17h – Quarta-feira, das 14h00 às 17h 10.º ano – sexta-feira, das 8h30 às 12h00 e das 14h às 17h Os alunos maiores de idade podem levantar o próprio Kit, os restantes levantamentos terão que ser efetuados pelos respetivos encarregados de educação. Em caso de impossibilidade, por parte dos encarregados de educação, de se dirigirem à escola no calendário supra, devem entrar em contato com a direção para agendar outro dia ou método de entrega. Quem não pretender usufruir do Kit deve, obrigatoriamente, comunicar essa recusa à direção da escola pelo seguinte email- direcao@agrmondimbasto.com-, com a identificação do aluno, n.º e turma. Qualquer dúvida, devem entrar em contacto com a direção da escola. Cumprimentos         [...]
2 Fevereiro, 2022atividades / PTDInforma-se toda a comunidade escolar que, dando cumprimento ao Projeto Escola Digital, que preconiza a entrega de um computador, mochila, headphones e internet móvel a todos os alunos do nosso sistema de ensino, se vai dar início à entrega dos equipamentos a todos os alunos que ainda não tinham sido abrangidos no ano anterior.  Neste momento também já é possível entregar o Kit a alunos sem apoio ASE (escalão). O levantamento do Kit deve ser efetuado mediante o seguinte agendamento: dia 2 a 12 de fevereiro  1.º ciclo – segunda-feira, das 8h30 às 10h30 e das 14h às 17h 5.º ano – terça-feira, das 8h30 às 12h20 e das 14h às 17h 6.º ano – quarta-feira, das 8h30 às 12h20 e das 14h às 17h 7.º ano – sexta-feira, das 8h30 às 12h30 e das 14h às 17h 8.º e 9.º ano – sexta-feira, das 8h30 às 12h30 e das 14h às 17h dia 14 a 21 de fevereiro  10.º ano – segunda-feira, das 8h30 às 10h30 e das 14h às 17h 11.º ano – terça-feira, das 8h30 às 12h20 e das 14h às 17h 12.º ano – quarta-feira, das 8h30 às 12h20 e das 14h às 17h   Neste momento as operadoras ainda não entregaram os cartões SIM para que os alunos possam aceder à internet sem ligação a rede de wi-fi. Esses cartões serão entregues posteriormente aos alunos, juntamente com o novo auto de entrega, a ser assinado pelos encarregados de educação. Esta situação implicará a assinatura de dois autos de entrega. Os alunos maiores de idade podem levantar o próprio Kit, os restantes levantamentos terão que ser efetuados pelos respetivos encarregados de educação. Em caso de impossibilidade, por parte dos encarregados de educação, de se dirigirem à escola no calendário supra, devem entrar em contato com a direção para agendar outro dia ou método de entrega. Quem não pretender usufruir do Kit deve, obrigatoriamente, comunicar essa recusa à direção da escola pelo seguinte email- direcao@agrmondimbasto.com-, com a identificação do aluno, n.º e turma. Qualquer dúvida devem entrar em contacto com a direção da escola.             [...]
30 Setembro, 2021atividades / PTDAVISO Avisam-se todos os alunos do 1º, 5º e 10º anos, com ASE (escalão A,B e C), que ao abrigo do Projeto Escola Digital, a escola vai proceder à entrega do Kit tecnológico (mochila, PC, carregador, Router, cartão SIM, phones), relativo ao novo ciclo do projeto. Como forma de organizar o processo de entrega, foram definidos dias específicos para os Encarregados de Educação se deslocarem à escola e procederem ao levantamento desses equipamentos.   Calendário de entrega:  dia 4 a 24 de outubro,   1º Ano – Segunda-Feira (de tarde) 5º Ano – Terça e Quarta-Feira 10º Ano – Sexta-Feira   Reforça-se que estes equipamentos são usados e provenientes de outros alunos que terminaram o 4º  ano (PC Tipo I), 9º ano (PC tipo II) ou 12º ano (PC tipo III).   Para os alunos sem ASE ainda não temos equipamentos disponíveis para entrega. [...]
20 Abril, 2021atividades / PTDNo âmbito do Plano de Transição Digital e do Plano de Ação do Desenvolvimento Digital (PADDE), teve lugar uma sessão de esclarecimento para todos os professores envolvidos no processo ( do 4.º ao 12.º anos de escolaridade). A reunião foi bastante profícua, permitindo esclarecer todas as diligências que permitirão a construção do PADDE da nossa escola. Esta reunião deu início à segunda fase de todo o processo. A “Selfie” permitirá aferir as competências digitais utilizadas em espaço de aula no período pré-confinamento, através de um questionário a professores e alunos, realizando-se, posteriormente, os necessários ajustes conducentes a um novo paradigma de sistema ensino, baseado no uso das novas tecnologias. [...]
1 Abril, 2021atividades / PTD / UncategorizedO Futuro é Agora! A nossa escola deu mais um passo em direção ao cumprimento do Plano de Transição Digital proposto pela Comissão Europeia e pelo Governo Português. Tendo sido já entregues centenas de kits tecnológicos aos nossos alunos e professores, iremos realizar a “Selfie” às nossas competências digitais, prosseguindo com a definição de prioridades estratégicas, bem como com os processos de mudança na Organização Educativa, que culminará com a  construção do PADDE (Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola). Todo esta mudança será acompanhada por formação específica dos professores, que permitirá um uso mais profícuo de todas as ferramentas que terão à sua disposição no processo ensino/aprendizagem que se almeja. Deixamos alguns vídeos de apresentação     [...]