atividadesProjeto Escola EletrãoProjeto Urso Tolas

Pilha a pilha…no Pilhão – Protege o Alvão!

Olá Comunidade Educativa!
Somos o 8ºA e, neste ano letivo, vamos desenvolver o nosso projeto DAC, em interdisciplinaridade com todas as disciplinas do nosso currículo com o tema – Pilha a pilha no Pilhão. Protege o Alvão.
A escolha deste tema teve por base as nossas preocupações ambientais, uma vez que temos a noção clara que há um conjunto de objetos, que por mais pequenos que sejam, não são biodegradáveis. Além do mais são constituídos por substâncias como o chumbo, o mercúrio e o cádmio que são altamente corrosivos e extremamente tóxicos, com consequências graves para os solos, a água e, em boa verdade, para a saúde de todos nós.
Sabias que uma pilha normal contamina cerca de oito mil litros de água. (equivale a um autotanque dos bombeiros cheio de água)
Nesta medida, quanto mais pilhas contaminarem este recurso, menos água teremos. Por outro lado, a água é um recurso escasso e indispensável para a nossa vida, que tem de ser, urgentemente,
protegido.
Vivemos numa época em que a consciência ecológica nos leva a repensar novas formas de cidadania, que passam por mudar comportamentos, hábitos, através de ações tão simples como reciclar. Ao fazê-lo estamos a contribuir para devolver alguma da saúde perdida do nosso planeta.
Porque é do nosso território que falamos, classificado como área protegida, com uma beleza paisagística natural e singular, onde abundam cascatas, rios e uma fauna e flora diversificada e deslumbrante, que urge preservar, conservar e proteger, fica aqui o nosso desafio às turmas do nosso Agrupamento – uma campanha de recolha de pilhas.
Nesta fase do nosso projeto, estamos a construir os suportes que servirão de pontos de recolha das pilhas, um por turma. No link abaixo conhece os regulamentos deste concurso para as turmas recolherem o máximo de pilhas.
Cabe a todos defender o nosso território! Por isso, alunos, turmas, comunidade tornem-se os
verdadeiros guardiões deste espaço, que é nosso e de todos.
 No link conhece os regulamentos.