atividades

Pão por Deus – uma tradição portuguesa

Em Portugal, no dia de Todos os Santos (1 de novembro), era tradição as crianças saírem à rua para pedir de porta em porta o “Pão por Deus”. Recitavam versos ou cantavam e em troca recebiam pão, bolos ou frutos secos, que colocavam nos seus sacos.
A história desta tradição é longa e está ligada às oferendas aos mortos pelos pagãos e mais tarde com a partilha de pão com os pobres pelos cristãos. Com o terramoto de Lisboa a 1 de novembro de 1755, esta tradição vincou em Portugal, em especial no centro e sul. Após o sismo que abalou Lisboa, as crianças pediram pão por Deus para fazer face à fome que se fez sentir naquele cenário de destruição. Relatos contam que nos anos seguintes, nesse mesmo dia, aumentou o costume do “Pão por Deus”, em jeito de celebração e agradecimento pela partilha recebida.
No sentido de reavivar esta tradição portuguesa, os alunos de EMRC do 1º ao 4ºano decoraram o seu saco para o “Pão por Deus”, depois de uma abordagem histórica, antropológica e religiosa desta tradição. Os trabalhos dos alunos encontram-se expostos no Centro Escolar de Mondim Oeste.