Educação Pré-escolar
A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida. Durante esta etapa pretende-se que sejam criadas as condições necessárias para as crianças aprendam a aprender.
O nosso Agrupamento conta com quatro jardins de infância no distrito: de Praça-Atei, de Mondim (integrado no Centro Escolar), de Paradança e de Vilarinho.
Ensino Básico
O Ensino Básico visa assegurar uma formação geral comum a todos os alunos, proporcionando a aquisição dos conhecimentos basilares que permitam o prosseguimento de estudos.
O nosso Agrupamento conta com dois estabelecimentos para o 1.º Ciclo (EB 1 de Vilarinho e Centro Escolar Mondim Oeste) e com a EB 2,3/S de Mondim de Basto para os restantes ciclos. No 3.º Ciclo, para além das disciplinas comuns, os alunos têm Francês, como Língua Estrangeira II, Educação Tecnológica, como Oferta de Escola, e Educação para a Cidadania, como Oferta Complementar.
Cursos de Educação e Formação
O que são?
Os Cursos de Educação e Formação são uma oportunidade para poderes concluir a escolaridade obrigatória ou para poderes prosseguir estudos ou formação que te permita uma entrada qualificada no mundo do trabalho.
Certificação
Conferem-te o 9.º ano de Escolaridade e uma certificação profissional de nível 2.
Condições de Acesso
Idade igual ou superior a 15 anos.
Com o 8.º ano ou frequência do 9.º ano (tipo 3 – 1 ano de duração)
Eletricista de instalações
O técnico de eletricista de instalações executa e faz a manutenção de instalações elétricas de uso particular, industrial e de quadros elétricos; interpreta e executa esquemas de instalações elétricas; efetua medidas e ensaios, pesquisa avarias e realiza reparações simples; possui conhecimentos sobre elaboração de orçamentos.
Permite o ingresso num dos cursos do nível secundário de educação. Para um curso do ensino regular terá que realizar os exames do 9.º ano (Português e Matemática).
Saídas profissionais
- Técnico de nível II na área de eletricista de instalações
Entidades empregadoras
- Autarquias locais;
- Empresas de construção civil e obras públicas;
- Empresas comerciais;
- Fábricas ou oficinas de reparação de material elétrico de uso doméstico;>br>
- Estabelecer-se por conta própria.
Cursos Científico-Humanísticos
O que são?
Trata-se de uma oferta educativa vocacionada para o prosseguimento de estudos de nível superior, de caráter universitário ou politécnico.
Certificação
Diploma de conclusão do ensino secundário.
Condições de Acesso
9.º ano de escolaridade ou equivalente
Ciências e Tecnologias
O Curso de Ciências e Tecnologias visa a aquisição de um conjunto sólido de conhecimentos que permitam aos alunos:
- compreender os fenómenos da natureza, bem como a própria natureza da ciência;
- mobilizar conhecimentos e capacidades no domínio da aplicabilidade da Ciência à Tecnologia e da compreensão da inter-relação entre estas duas componentes;
- integrar criticamente conhecimentos para intervirem de forma esclarecida nas questões técnico-científicas que se colocam na sociedade atual ao nível das causas e implicações.
O plano de estudos compreende uma componente de formação geral e uma componente de formação específica.
Prosseguimento de estudos nas áreas:
- Ciências;
- Saúde;
- Engenharia;
- Educação Física e Desporto;
- Tecnologia.
Línguas e Humanidades
O Curso de Línguas e Humanidades visa a aquisição de um conjunto sólido de conhecimentos que permitam aos alunos:
- aprofundar a perceção de fenómenos históricos e geográficos, considerando as transformações económicas, demográficas, sociais, políticas, culturais e ambientais;
- interpretar o diálogo passado-presente para intervir de forma fundamentada na realidade social atual;
- reconhecer valores socioculturais, históricos e estéticos, tendo em conta a evolução das sociedades no tempo e no espaço;
- relacionar aspetos relevantes da língua e da cultura portuguesas com outras línguas e culturas.
O plano de estudos compreende uma componente de formação geral e uma componente de formação específica.
Prosseguimento de estudos nas áreas:
- Ciências;
- Direito, Ciências Sociais e Humanas;
- Ciências da Educação;
- Turismo.
Ciências Socioeconómicas
O Curso de Ciências Socioeconómicas visa a aquisição de um conjunto sólido de conhecimentos que permitam aos alunos:
- conhecer conceitos básicos de ciência económica, normas básicas da contabilização da atividade económica das sociedades e aspetos relevantes da sua organização económica;
- conhecer aspetos fundamentais da economia Portuguesa e da União Europeia e compreender as suas dinâmicas económicas; históricas, geográficas e sociais;
- conhecer e compreender o mundo contemporâneo e os seus principais fenómenos e problemas socioeconómicos.
O plano de estudos compreende uma componente de formação geral e uma componente de formação específica.
Prosseguimento de estudos nas áreas:
- Economia;
- Finanças;
- Gestão, Gestão de empresas, Gestão de marketing, Gestão de recursos humanos, Gestão e administração pública;
- Matemática aplicada à Economia e à Gestão;
- Sociologia;
- Outros...
Cursos Profissionais
O que são?
Os Cursos Profissionais são um dos percursos do nível secundário de educação que procuram um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho.
Certificação
Confere 12.º ano de escolaridade
Certificado profissional de nível 4
Condições de Acesso
9.º ano de escolaridade ou equivalente
Turismo
O Curso de Técnico de Turismo visa preparar os formandos para desempenharem a sua atividade profissional no sector do turismo. É dirigido a futuros profissionais da área do turismo que pretendam adquirir conhecimentos e competências técnicas nesta área.
O Técnico de Turismo é o profissional que executa serviços de informação, animação e organização de eventos em empresas de turismo, de reservas em agências de viagens e de recepção e acolhimento em unidades turísticas.
Saídas profissionais
- Empresas de Turismo;
- Agências de Viagens e operadores turísticos;
- Colaboradores do departamento de reservas em empresas turísticas;
- Colaboradores de empresas de consultoria turística;
- Organizadores de viagens, congressos, feiras, forfaits e outros eventos;
- Delegados comerciais;
- Futuros responsáveis de agências em franchising ou de negócio próprio;
- Autarquias (departamentos de turismo, postos de turismo);
- Outras...
Multimédia
O Técnico de multimédia é o profissional que elabora trabalhos de Design Audiovisual e gere e utiliza bases de dados, combinando os vários meios e métodos de comunicação. É capaz de elaborar documentação (texto, som e imagem), conceber / desenvolver produtos/conteúdos multimédia interativos, editar conteúdos com vista à criação de soluções de comunicação (informativas e lúdicas), operar, regular e vigiar o funcionamento de equipamento eletrónico de registo de som e de seleção, mistura e tratamento de imagem, programar aplicações multimédia, animar objetos para aplicações multimédia, …
Saídas profissionais
- Comunicação Social (Jornais; Tv; Cinema);
- Empresas de Organização de Espetáculos;
- Empresas de Informática;
- Agências de Publicidade;
- Bancos;
- Empresas de Artes Gráficas;
- Bibliotecas e Centros de Arquivo;
- Estado / Administração Pública;
- Outras Empresas / Instituições.
Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
O Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos é o profissional que instala, configura e efetua a manutenção de computadores, de periféricos, de estruturas e equipamentos de redes locais, de sistemas operativos cliente e servidor; implementa e efetua a manutenção de políticas de segurança em sistemas informáticos; desenvolve, distribui, instala, configura e efetua a manutenção de aplicações informáticas utilizando ambientes e linguagens de programação procedimentais e visuais; efetua a análise de sistemas de informação; desenvolve; concebe, implementa e efetua a manutenção de bases de dados; manipula dados retirados de bases de dados; instala, configura e efetua a manutenção de servidores para a Internet; planifica, executa e efetua a manutenção de páginas e sítios na Internet; desenvolve, instala e efetua a manutenção de sistemas de informação baseados nas tecnologias Web.
Saídas profissionais
- Analista Programador;
- Técnico de Redes;
- Técnico de Software e Hardware;
- Administrador de Sistemas e Redes;
- Gestor de Sistemas Informáticos;
- Técnico de Sistemas de Exploração;
- Vendedor de produtos informáticos.
Cursos Profissionais – Triénio 2016-2019
O Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto, apresentou uma candidatura no âmbito do POCH para o Eixo Prioritário 1, Tipologia de Intervenção 71, Tipologia de Operação 1.6 Cursos Profissionais para o ciclo formativo 2016/2019 com o objetivo principal da promoção do sucesso educativo, do combate ao abandono escolar e reforço da qualificação dos jovens para a empregabilidade.
O presente projeto, regulamentado pela Portaria n.º 74-A/2013 de 15 de fevereiro, alterada pela Portaria n.º 59-C/2014, de 7 de março e pela Portaria n.º 165-B/2015, de 3 de junho, e ainda, no que respeita à constituição e funcionamento de turmas, pelo Despacho Normativo 1-H/2016, de 14 de abril, que altera o Despacho Normativo n.º 7-B/2015, sendo um dos percursos de nível secundário de educação e formação de carácter dual - formação realizada em contexto escolar e em contexto de trabalho, tendo por isso uma forte ligação ao mundo laboral – visa valorizar o desenvolvimento de capacidades para o exercício de uma profissão, em articulação com o setor empregador local, privilegiando-se, assim, as ofertas educativas/formativas que correspondam às necessidades locais e regionais do mercado de trabalho.
As ações a financiar permitem promover um ensino metodologicamente direcionado para uma abordagem prática assegurando a continuidade dos estudos e proporcionando o desenvolvimento de capacidades de âmbito profissional aos alunos.
Objetivos Gerais
Com esta modalidade pretende-se melhorar a relevância dos sistemas de ensino e formação para o mercado de trabalho, facilitar a transição da educação para o trabalho e reforçar os sistemas de ensino e formação profissionais e respetiva qualidade, inclusive através de mecanismos de antecipação de competências, adaptação dos currículos e criação e desenvolvimento de sistemas de aprendizagem baseados no trabalho, incluindo sistemas de ensino dual e de formação de aprendizes.
Objetivo Temático
Aumentar o número de jovens diplomados em modalidades de ensino e formação profissional, com reforço da formação em contexto de trabalho.
Indicadores de Realização
Aumentar o n.º de jovens apoiados nos cursos de dupla certificação de nível ISCED 3, conforme programação do POCH, aprovada pela Comissão Europeia e pelo Estado Português.
Indicadores de Resultado
- Diplomados nos cursos de dupla certificação de nível de ISCED 3: 70%
- Empregabilidade ou prosseguimento de estudos, nos seis meses seguintes à conclusão de um percurso completo: 50% ou superior
Outras Informações Adicionais
Pontos de contacto para obter informações adicionais encontram-se disponíveis no portal https://www.portugal2020.pt ou através dos nossos contactos.