A equipa do Projeto de Promoção e Educação para a Saúde/Educação Sexual (PESES), no âmbito da Educação Sexual, em articulação com as professoras de Ciências Naturais do 6.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto, dinamizaram uma aula sobre “Métodos contracetivos”, em parceria com a UCC- Cuidar Mondim.
Esta iniciativa teve como objetivos:
– Contribuir para a melhoria dos relacionamentos afetivo-sexuais entre os jovens;
– Contribuir para a redução de possíveis ocorrências negativas decorrentes dos comportamentos sexuais, como gravidez precoce e infeções sexualmente transmissíveis (IST);
– Contribuir para a tomada de decisões conscientes na área da educação para a saúde – educação sexual.
A educação sexual em meio escolar tem caráter obrigatório e destina-se a todos os alunos que frequentam estabelecimentos de ensino básico e secundário da rede pública e os estabelecimentos da rede privada e cooperativa com contratos de associação, do território nacional.
As Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) podem trazer graves problemas de saúde e ainda aumentam a possibilidade de contrair o Vírus de Imunodeficiência Humana (VIH). Por isso, a prevenção das IST é muito importante.
Entre as IST´s, o VIH/SIDA, dado o seu caráter pandémico, é a que mais preocupação tem suscitado. A prevenção, sendo um fator determinante, é da maior importância no combate à infeção pelo VIH/SIDA.
A todos os que colaboraram,
Obrigado