Projeto Urso Tolas

Mel e Urso Tolas – A ameaça da vespa asiática à sustentabilidade do meio ambiente

No âmbito do projeto “Somos comunidade” e da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento dos 7.º A e B, o Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto e Câmara Municipal promoveram, no passado dia 3 de março, uma conferência subordinada ao tema “O Mel e o Urso Tolas: a ameaça da vespa velutina à sustentabilidade do meio ambiente”.

No auditório da Assembleia Municipal encontraram-se apicultores e jovens alunos do 7º ano de escolaridade, para perceberem e debaterem as características da vespa velutina e as formas mais eficazes de combater a reprodução desta espécie.
O professor Paulo Russo, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, centrou a sua apresentação na identificação da vespa velutina, no seu modo de viver e deixou alguns conselhos aos apicultores sobre as maneiras de manter os seus enxames a salvo das vespas asiáticas.

A Dr.ª Mariana Faria, Coordenador Municipal da Proteção Civil, explicou o método utilizado pelos serviços municipais na eliminação dos ninhos da vespa velutina, e deixou a indicação de que os avistamentos de ninhos deverão ser comunicados à autarquia, que dispõe de meios para a sua identificação e posterior eliminação.

Os apicultores Mário Queirós e José Oliveira falaram da sua experiência enquanto profissionais que zelam pela manutenção das suas colmeias e da sobrevivência das suas abelhas, importantes obreiras quer para a produção do mel, quer para a sustentabilidade do meio ambiente e biodiversidade.

Em representação do Agrupamento de Escolas, para além dos professores e alunos dos 7.º anos, estiveram presentes a professora Susana Lopes, em representação da Diretora, e o professor Daniel Almeida enquanto dinamizador do “Projeto Urso Tolas”, que louvaram a iniciativa e reforçaram a ideia Escola – Comunidade.

A Presidente da Câmara, Teresa Rabiço e o Vereador Nuno Lage acompanharam esta sessão e mostraram-se satisfeitos por ver uma plateia tão diversa em termos de idades, mas com a mesma preocupação pela natureza e pelo que dela se produz.