Masstraining – Suporte Básico de Vida

No âmbito do Clube de Proteção Civil da nossa escola, em articulação com o Gabinete Municipal de Proteção Civil, dando cumprimento à formação de Suporte Básico de Vida, foi ministrada pelo INEM, com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Mondim de Basto, uma formação no dia 27 de fevereiro, durante o período da manhã, a todos os alunos do 9º ao 12º ano.
A formação teve um momento teórico e outro prático. A sessões teóricas tiveram cerca de 30 minutos, no Favo das Artes e no auditório da Assembleia Municipal. A sessão prática decorreu no pavilhão gimnodesportivo da escola, de acordo com os grupos previamente definidos.
Estas sessões deram a conhecer os procedimentos adequados de atuação numa situação de emergência, nomeadamente o algoritmo a cumprir no socorro a um familiar/cidadão em Paragem Cardiorrespiratória (PCR), bem como da colocação de um sinistrado na Posição Lateral de Segurança.
São valências que a Escola procura sempre fomentar, pois capacita alunos para uma cidadania ativa, promove empatia para com o próximo e que os dota de competências que podem salvar vidas.
Um agradecimento a todas as entidades envolvidas nesta iniciativa, bem como a todos os alunos pelo interesse demonstrado.