atividadesClube da culinária

Lanche de final de ano – 5.º C

No dia 14 de junho a turma do 5.ºano de escolaridade, turma C, do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto, festejou o final do ano letivo 2018/2019, com a realização de um lanche.

 

Em grupo turma escolheu-se a ementa para o lanche, que por total acordo ficou aprovado: um bolo mármore- 1 fatia/dose por aluno; Muffins – 1 por aluno; Panquecas – 1 /por aluno. Depois do um trabalho pesquisa a turma registou as receitas, acompanhadas dos ingredientes e sua operacionalização. Muffins: 8 doses- Receita -250ml de leite (1 chávena) de leite;2 ovos; 250 ml de açúcar (1,5 chávenas);1 chávena de cacau;1 colher de chá de fermento;3 chávenas de farinha. Muffins:24 doses- lanche- 750 ml (3 chávenas) de leite;6 Ovos; 625 ml Açúcar em pó (4,5 chávenas) de açúcar; 3 Chávenas de cacau; 3 Colheres de fermento em pó; 9 Chávenas de farinha; Açúcar em pó. Panquecas: 4 doses – Receita – 1/2 chávena de leite;1 ovo;1 chávena de farinha;2 colheres de chá de fermento;1/2 colher de chá de sal;2 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de chá de óleo; 1 colher de chá de essência de baunilha(opcional); açúcar amarelo para polvilhar. Panquecas_24 doses – lanche- 3 Chávenas de leite; ;6 Ovos ;6 Chávenas farinha trigo; 12 Colheres (chá) fermento; 3 Colheres (chá) de sal; 12 Colheres (chá) de açúcar; 6 Colheres (chá) de óleo; 6 Colheres de essência de baunilha (opcional); Açúcar amarelo para polvilhar. Bolo mármore- 8 doses- receita-100 g de manteiga;200g de açúcar; 4 gemas de ovos;175g de farinha; 1 colher de chá de fermento; 2 colheres de sopa de sopa de cacau; acuar branco em pó para polvilhar. Bolo mármore _24 doses- lanche-  300g de manteiga; 600 g de açúcar,12 gemas de ovos; 525 g de farinha; 3 colheres (chá) fermento; 2 colheres de sopa de cacau; Açúcar em pó. Os alunos em sala de aula, exploraram todo o conhecimento adquirido ao longo do ano, no sentido de converterem a receita / dose para o lanche /dose. De realçar que, o empenho, a satisfação e o aproveitamento com que os alunos realizaram a tarefa foi muito positiva, evidenciado e observado em contexto de sala de aula, bem como no registo de conclusão da tarefa, dado que todos os alunos da turma concluíram com sucesso a realização da tarefa proposta. Por tal, compreender e explorar a matemática com exercícios ligados à vida real dos alunos, poderá constituir uma mais valia no processo de ensino aprendizagem.

No 13 de junho, na cantina da escola, a tarefa foi pôr a mão na massa, e com a excelente ajuda do clube da culinária da nossa escola, representado, pela professora de Educação Especial – Patrícia Raposo, confecionamos as ementas. O nosso César Mourão também participou, e foi acompanhado pela sua mãe, no lanche.

“Em todos os níveis de ensino, a compreensão dos conceitos matemáticos pode ser aumentada se os alunos escreverem sobre o que estão a estudar”…fica o desafio a quem quiser colaborar: Como se poderá aumentar a compreensão dos conceitos matemáticos a alunos que não sabem ler, escrever e logo contar?

A professora Marília Costa  – grupo 230

Segue-nos, gosta e partilha esta página:
error