Publicações

Informações – Ano Escolar 2020-2021

Considerando que devido às exigências sanitárias causadas pelo SARS-CoV2 (COVID-19) se prevêem grandes alterações na organização e funcionamento do ano letivo 2020/2021, entendemos comunicar, com antecedência, a toda a comunidade educativa, alguns traços gerais das mudanças a implementar, a fim de possibilitar às famílias o planeamento atempado das suas atividades e rotinas.

Todas as medidas apresentadas estão de acordo com a Resolução do Conselho de Ministros n.º 53-D/2020, de 20 de julho, e adequadas ao contexto do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto, o qual se carateriza pela origem dispersa dos alunos.

O regime presencial será considerado como regime regra e os regimes mistos e não presencial como exceção. No regime presencial, todas as atividades letivas e formativas, incluindo apoios no âmbito da educação inclusiva, serão desenvolvidas nos termos da legislação em vigor, podendo, caso seja necessário, ser implementadas outras regras específicas com vista ao cumprimento das autoridades de saúde.

 

Receção aos Encarregados de Educação

1. No dia 16 de setembro, às 9:30h, serão recebidos os Encarregados de Educação dos alunos:

  • – Pré-escolar, no respetivo Jardim, somente para os alunos que frequentam pela primeira vez;
  • – 1.º ano, no Centro Escolar Mondim Oeste;
  • – 5.º ano, na Escola Sede.

2. Os Encarregados de Educação dos restantes anos deverão aguardar contacto por parte do Educador de Infância / Titular de Turma / Diretor de Turma.

 

Receção aos alunos

1. Nos dias 17 e 18 de setembro, somente no período da manhã, serão recebidos os alunos do Pré-escolar, no respetivo jardim;

2. No dia 17 de setembro, das 9:00h às 12:00h, serão recebidos os alunos do 1.º, 2.º, 5.º, 6.º, 7.º, 8.º anos de escolaridade, nas respetivas escolas;

3. No dia 18 de setembro, das 9:00h às 12:00h, serão recebidos os alunos do 3.º, 4.º, 9.º, 10.º, 11.º, 12.º anos de escolaridade (Científico Humanístico e Profissional), nas respetivas escolas.

4. A partir do dia 21 de setembro, todos os alunos cumprem o horário semanal, à exceção das turmas do 11.º e 12.º anos do Ensino Profissional, que iniciam a sua formação em contexto de trabalho (estágio).

 

Carregamento de cartões

Com vista a agilizar todo o processo, solicita-se:

  • 5.ºano: aos Encarregados de Educação, que no dia 16 de setembro, levantem o cartão do aluno e o respetivo passe (se for o caso), na Secretaria da escola, efetuem o carregamento e marquem as senhas das refeições para a semana seguinte.
  • Restantes anos de escolaridade: aos alunos que no dia da apresentação, se façam acompanhar do cartão do aluno para proceder ao carregamento e marcação de senhas das refeições para a semana seguinte. Este processo será orientado pelo Diretor de Turma aquando da apresentação.

  

Utilização e gestão de espaços e Restrições no Funcionamento de Alguns Serviços

Embora sejam geridos de forma a assegurar o cumprimento das orientações da Direção Geral de Saúde, em princípio, não se verificará o encerramento de nenhum dos espaços dos vários edifícios escolares, devendo a sua utilização restringir-se ao estritamente necessário. Assim,

a) No Pré-escolar à chegada e saída da escola, as crianças devem ser entregues/recebidas individualmente pelo seu encarregado de educação, ou pessoa por ele designada, à porta do estabelecimento, pois não é permitida a sua entrada na Instituição.

b) Todos os procedimentos administrativos serão realizados, sempre que possível, por via digital. Na impossibilidade de o fazer, deve efetuar-se telefonicamente (938597469) o agendamento do contacto com o estabelecimento de ensino.

c) Também serão de privilegiar, por via digital ou telefónico, os contactos entre os Encarregados de Educação e o Educador de Infância/ Titular de Turma/Diretor de Turma.

d) Refeições (algumas notas prévias):

  • Deverá, sempre que possível, fazer-se a marcação das senhas através da plataforma GIAE (com os códigos de acesso dos Alunos/Encarregados de Educação);
  • Os alunos, tendo como princípio o menor número de “cruzamentos”, devem, se possível, ser portadores do seu lanche da manhã/tarde;
  • Existirá a possibilidade de recurso a refeição na modalidade de take-away, no entanto aguardamos informações mais precisas que comunicaremos posteriormente.

  

REGRAS GERAIS A CUMPRIR POR TODA A COMUNIDADE EDUCATIVA

 

Para além das boas práticas de higienização das mãos e etiqueta respiratória e da promoção do distanciamento físico, reforçar-se-ão as medidas de prevenção diária que serão implementadas por toda a comunidade educativa, a saber:

  • Utilizar sempre máscara em todos os espaços dentro da escola (com exceção dos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo), retirando-a apenas nas refeições;
  • Desinfetar as mãos com uma solução antisséptica de base alcoólica que será fornecida por um assistente operacional ao entrar na Escola;
  • Lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, esfregando-as bem durante, pelo menos, 20 segundos;
  • Reforçar a lavagem das mãos antes e após as aulas, antes e após as refeições, antes e após o uso da casa de banho e sempre que estejam sujas;
  • Usar lenços de papel (de utilização única) para assoar, deitá-los num caixote do lixo depois de utilizados e higienizar as mãos de seguida.
  • Tossir ou espirrar para a zona interior do braço, com o cotovelo fletido, e nunca para as mãos;
  • Evitar tocar nos olhos, no nariz, na boca e na parte de fora da máscara;
  • Manter o distanciamento físico possível;
  • Evitar tocar em bens comuns e em superfícies como corrimãos, maçanetas, interruptores e outros.

 

O Agrupamento tem perceção dos possíveis inconvenientes e constrangimentos causados pelas medidas a implementar, contudo, contamos com a compreensão da comunidade escolar e apelamos à importância do cumprimento das mesmas, evitando, deste modo, situações que coloquem em risco a saúde e segurança dos nossos alunos.

Como sempre, e mais ainda no contexto atual, o Agrupamento estará presente e atento de modo a responder da melhor forma possível e com a máxima brevidade a toda a comunidade escolar, contando, desde já, com a compreensão e a colaboração de todos. Só assim conseguiremos suplantar este novo desafio.

 

A Diretora
Isabel Coutinho