Exames 20Publicações

Ficha ENES

As candidaturas ao ensino superior estão cada vez mais próximas e é fundamental a Ficha ENES.

 

O que é a Ficha ENES (Exames Nacionais do Ensino Secundário)?

A ficha ENES é uma espécie de curriculum do ensino secundário. É o documento comprovativo da titularidade do teu curso do ensino secundário e da respetiva classificação, bem como das classificações obtidas nos exames nacionais do ensino secundário que realizaste. Ela apresenta também a chave de ativação necessária para se fazer a candidatura online ao ensino superior no site da DGES.

 

Quando pedir e onde obter a ficha ENES?

Para a candidatura ao ensino superior em 2020, tens de obter a ficha ENES 2020, solicitando nos Serviços Administrativos (secretaria) do nosso Agrupamento (onde realizaste os exames nacionais), depois de saírem as notas. Poderá ser necessário apresentar um documento de identificação. No caso do nosso Agrupamento, podes solicitá-la a partir do dia 6 de agosto.

 

Qual a validade da Ficha ENES?

A ficha ENES é valida para todas as tuas candidaturas (1ª, 2ª e 3ª fase) no ano em que é emitida. Logo, se tiveres concluído o ensino secundário no ano passado, deverás pedir uma nova ficha ENES, com a data deste ano.

Caso realizes exames na 2ª fase e/ou na 3.ª fase, porque queres fazer melhorias (este ano só é possível como Prova de Ingresso, não te esqueças!), deves pedir uma nova Ficha ENES, quando os resultados desses exames forem afixados. Essa ficha ENES, já terá descritas as notas dos teus exames de ambas as fases, bem como a classificação final considerando essas notas.

 

Quando receberes a tua Ficha ENES, não te esqueças de verificar as informações nela descritas! Caso aches que existe algum erro, deves comunicar no local onde levantaste a Ficha. Boa sorte!

 

(Fontes: Inspiring Future e Uniarea)