atividades

Exposição de trajes típicos

A interculturalidade é um conceito cada vez mais actual, que resulta da interacção entre culturas de uma forma recíproca, favorecendo o seu convívio e integração assente numa relação baseada no respeito pela diversidade e no enriquecimento mútuo. Assim, nenhum dos grupos se deve encontrar acima de qualquer outro que seja.

A Educação para a Interculturalidade pretende incentivar os alunos a conhecer os conceitos de identidade e pertença, cultura, pluralismo e diversidade cultural. Procura-se compreender causas e formas de discriminação, racismo e xenofobia para se promover o diálogo intercultural e o fenómeno de globalização e a sua relação com migrações, etnicidade e inclusão.

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, tendo em conta a temática da interculturalidade, as turmas do 8ºA e B criaram bonecos (com diferentes materiais) e vestiram-nos com trajes típicos de diferentes culturas. Com esta actividade os alunos procuram divulgar parte cultura de vários países.

Os trabalhos encontram-se expostos na sala de convívio de forma a dar a conhecer a toda a comunidade escolar alguns trajes típicos de diferentes países.