Conselho Geral

O conselho geral é o órgão de direção estratégica responsável pela definição das linhas orientadoras da atividade do agrupamento, assegurando a participação e a representação da comunidade educativa para os efeitos do n.º4 do artigo 48.º da LBSE.

Composição

O conselho geral tem a seguinte composição: a) Presidente; b) 7 Representantes do corpo docente; c) 2 Representantes do pessoal não docente; d) 5 Representantes dos pais/encarregados de educação; e) 1 Representante dos alunos (maior de dezasseis anos); f) 3 Representantes da autarquia local; g) 3 Representantes de organizações representativas da comunidade local; h) Director, que participa nas reuniões, sem direito a voto.


 

Diretor/Direção

Diretor é o órgão de administração e gestão do agrupamento nas áreas pedagógica, cultural, administrativa, financeira e patrimonial.

Assessorias

Para apoio à  atividade do Diretor e mediante proposta deste, o Conselho Geral pode autorizar a constituição de assessorias técnico-pedagógicas, para as quais serão designados docentes em exercício de funções no Agrupamento, de acordo com o estipulado no artigo 30.º do Decreto-lei n.º 137/2012, de 2 de julho e demais legislação em vigor.

CargoNome
Assessora Maria Amelia Rodrigues Carvalho Gomes Koehler
Assessora Maria Clementina Marques Gomes


 

Conselho Pedagógico

O conselho pedagógico é o órgão de coordenação e supervisão pedagógica e orientação educativa do agrupamento de escolas, nomeadamente nos domínios pedagógico-didático, da orientação e acompanhamento dos alunos e da formação inicial e contínua do pessoal docente.

Composição

O conselho pedagógico tem a seguinte composição: a) O Diretor (que preside); b) 6 Coordenadores dos departamentos curriculares (4 do 2.º, 3.º e secundário, 1 do pré-escolar e 1 do 1.º ciclo); c) Coordenador dos diretores de turma, eleito entre os coordenadores de diretores de turma; d) Coordenador da oferta formativa e qualificante (CNO); e) Coordenador do desporto escolar; f) Coordenador de projetos e clubes; g) Coordenador do PAA; h) Coordenador dos documentos estruturantes; i) Coordenador da equipa de avaliação interna; j) Bibliotecário (Representante do núcleo de atividades/projetos); l) Coordenador do secretariado de exames; n) Representante dos serviços especializados de apoio educativo.


 

Conselho Administrativo

O conselho administrativo é o órgão deliberativo em matéria administrativo-financeira do agrupamento, nos termos da legislação em vigor.

Composição

CargoNome
PresidenteMaria Laura Esperança Ínsua Pereira (Diretora)
Vice-presidenteMaria La Salete Duarte Guimarães Teixeira Rento (Subdiretora)
Secretária Maria Arminda da Mota Pinto da Silva (Coordenadora Técnica dos SAE)


 

Coordenador

O Coordenador tem como função coordenar o estabelecimento de educação e ensino integrado no Agrupamento, com três ou mais docentes em exercício efetivo de funções. Compete-lhe coordenar as atividades educativas, em articulação com o diretor; cumprir e fazer cumprir as decisões do diretor e exercer as competências que por este lhe forem delegadas; transmitir as informações relativas a pessoal docente e não docente e aos alunos; promover e incentivar a participação dos pais e encarregados de educação, dos interesses locais e da autarquia nas atividades educativas; veicular as informações relativas a pessoal docente, não docente e alunos.

CargoNome
Coordenador de EstabelecimentoAdriano Ernesto Cunha Vieira Castro


 

Estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica

Com vista ao desenvolvimento do Projecto Educativo, colaboram com o Conselho Pedagógico e com o Diretor, no sentido de assegurar a coordenação, supervisão e acompanhamento das atividades escolares e promover o trabalho colaborativo, as seguintes estruturas:
a) Departamentos Curriculares:

Departamentos Curriculares

DepartamentosCódigos dos Grupos
Pré-Escolar100
1.º Ciclo110, 120
Expressões240, 250, 260, 530, 600, 620
Ciências e Informática230, 500, 510, 520, 540, 550
Ciências Sociais e Humanas200, 290, 400, 410, 420, 430
Línguas200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340
Ensino Especial910


b) Conselhos de grupo disciplinar:
Conselhos de grupo disciplinar

Conselho de grupo disciplinar:Coordenador/a:
Biologia/Geologia/Ciências NaturaisLuísa Maria Sampaio Alves
Educação Física Jorge Manuel Rodrigues de Almeida
Educação Moral e Religiosa Católica António José Valente Pinto
Educação Tecnológica Justina da Graça Ferreira Maia
Educação Visual Maria Bernardete Martins Barreira Miguéis
Ensino Especial José Eduardo Oliveira Freitas
FilosofiaMaria Fernanda Goncalves Alves Peixoto
Físico-Química Maria de Jesus Lemos
FrancêsMaria Noémia Ferreira Rodrigues
GeografiaAnabela Machado Teixeira Rodrigues
HistóriaMaria Madalena Ferreira Rodrigues Moura
InformáticaAnabela Moreira Leite
InglêsMaria Celeste Ferreira Marques
MatemáticaPaula Susana Baptista de Abreu Gonçalves
PortuguêsMaria Isabel Gomes dos Santos


c) Conselhos de Turma;
Conselhos de Turma

JI Mondim AJI Mondim AJI ParadançaJI Praça - AteiJI Vilarinho
1.º A1.º B1.º-2.º A Vilarinho
2.º C2.º D
3.º E3.º F3.º G
4.º H4.º I3.º-4.º A Vilarinho
5.º A5.º B5.º C
6.º A6.º B6.º C
7.º A7.º B7.º C7.º D
8.º A8.º B8.º C8.º D
9.º A9.º B9.º C9.º D9.º E
10.º A10.º B10.º C
11.º A11.º C11.º D
12.º A12.º B12.º C12.º D


d) Conselhos dos Diretores/Titulares de Turma;
Coordenadores dos Diretores de Turma

Coordenadora dos Diretores de TurmaSusana Isabel Mouro Serra Lopes
Coordenadora do 2.º Ciclo do Ensino BásicoKátia Cristina Lobo Galvão
Coordenadora do 3.º Ciclo do Ensino BásicoSusana Isabel Mouro Serra Lopes
Coordenadora do Ensino SecundárioRosalina Maria Miguel Gonçalves


e) Equipa PTIC (Plano Tecnologias de Informação e Comunicação); f) Coordenação das Novas Oportunidades (Cursos de Educação e formação, Cursos Profissionais e Cursos de Formação de Adultos); g) Clubes e Projetos; h) Serviços especializados de apoio educativo; i) SADD; j) BECRE.


 

Assembleia dos Delegados de Turma

A Assembleia de Delegados de Turma é uma estrutura representativa dos alunos, de carácter consultivo, que integra todos os delegados das turmas dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário.
São seus objetivos:

- Mobilizar os alunos para uma intervenção organizada e ativa na vida da escola, através das suas estruturas democráticas;
- Desenvolver a criatividade e a autonomia, estimular a reflexão, o debate, o diálogo, a tomada de decisões ou resolução de situações problemáticas;
- Desenvolver atitudes e valores conducentes ao seu pleno desenvolvimento como cidadãos tolerantes, responsáveis, de espírito crítico e construtivo, contribuindo para o aprofundamento da prática democrática.

CargoNome
PresidenteMariana Pereira
Vice-PresidentePaulo Pinto
SecretárioJosé Carlos Cunha