Conselho Geral

O conselho geral é o órgão de direção estratégica responsável pela definição das linhas orientadoras da atividade do agrupamento, assegurando a participação e a representação da comunidade educativa para os efeitos do n.º4 do artigo 48.º da LBSE.

Composição

O conselho geral tem a seguinte composição: a) Presidente; b) 7 Representantes do corpo docente; c) 2 Representantes do pessoal não docente; d) 5 Representantes dos pais/encarregados de educação; e) 1 Representante dos alunos (maior de dezasseis anos); f) 3 Representantes da autarquia local; g) 3 Representantes de organizações representativas da comunidade local; h) Director, que participa nas reuniões, sem direito a voto.


 

Diretor/Direção

Diretor é o órgão de administração e gestão do agrupamento nas áreas pedagógica, cultural, administrativa, financeira e patrimonial.

Assessorias

Para apoio à  atividade do Diretor e mediante proposta deste, o Conselho Geral pode autorizar a constituição de assessorias técnico-pedagógicas, para as quais serão designados docentes em exercício de funções no Agrupamento, de acordo com o estipulado no artigo 30.º do Decreto-lei n.º 137/2012, de 2 de julho e demais legislação em vigor.

 


Conselho Pedagógico

O conselho pedagógico é o órgão de coordenação e supervisão pedagógica e orientação educativa do agrupamento de escolas, nomeadamente nos domínios pedagógico-didático, da orientação e acompanhamento dos alunos e da formação inicial e contínua do pessoal docente.

Composição

O conselho pedagógico tem a seguinte composição: a) O Diretor (que preside); b) 6 Coordenadores dos departamentos curriculares (4 do 2.º, 3.º e secundário, 1 do pré-escolar e 1 do 1.º ciclo); c) Coordenador dos diretores de turma, eleito entre os coordenadores de diretores de turma; d) Coordenador da oferta formativa e qualificante (CNO); e) Coordenador do desporto escolar; f) Coordenador de projetos e clubes; g) Coordenador do PAA; h) Coordenador dos documentos estruturantes; i) Coordenador da equipa de avaliação interna; j) Bibliotecário (Representante do núcleo de atividades/projetos); l) Coordenador do secretariado de exames; n) Representante dos serviços especializados de apoio educativo.


 

Conselho Administrativo

O conselho administrativo é o órgão deliberativo em matéria administrativo-financeira do agrupamento, nos termos da legislação em vigor.

Composição

CargoNome
PresidenteIsabel Coutinho (Diretora)
Vice-presidenteAnabela Rodrigues (Subdiretora)
Secretária Arminda Silva (Coordenadora Técnica dos SAE)


 

Coordenador

O Coordenador tem como função coordenar o estabelecimento de educação e ensino integrado no Agrupamento, com três ou mais docentes em exercício efetivo de funções. Compete-lhe coordenar as atividades educativas, em articulação com o diretor; cumprir e fazer cumprir as decisões do diretor e exercer as competências que por este lhe forem delegadas; transmitir as informações relativas a pessoal docente e não docente e aos alunos; promover e incentivar a participação dos pais e encarregados de educação, dos interesses locais e da autarquia nas atividades educativas; veicular as informações relativas a pessoal docente, não docente e alunos.


 

Estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica

Com vista ao desenvolvimento do Projecto Educativo, colaboram com o Conselho Pedagógico e com o Diretor, no sentido de assegurar a coordenação, supervisão e acompanhamento das atividades escolares e promover o trabalho colaborativo, as seguintes estruturas:
a) Departamentos Curriculares:

Departamentos Curriculares

DepartamentosCoordenadorCódigos dos Grupos
Pré-EscolarEmília Martins100
1.º CicloErnesto Vieira110, 120
ExpressõesBerta Martins240, 250, 260, 530, 600, 620
Ciências e InformáticaSalete Rento230, 500, 510, 520, 540, 550
Ciências Sociais e HumanasAvelino Peixoto200, 290, 400, 410, 420, 430
LínguasAlice Guedes200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340
Ensino EspecialJosé Eduardo Freitas910


b) Conselhos de grupo disciplinar:
Conselhos de grupo disciplinar

Conselho de grupo disciplinar:Coordenador/a:
Biologia/Geologia/Ciências NaturaisLuísa Alves
Educação Física Helena Machado
Educação Moral e Religiosa Católica Maria Marques
Educação Tecnológica Arminda Rodrigues
Educação Visual Bernardete Miguéis
FilosofiaFernanda Peixoto
Físico-Química Jesus Lemos
FrancêsNoémia Rodrigues
GeografiaLaura Ínsua
HistóriaMadalena Moura
InformáticaAnabela Leite
InglêsCeleste Marques
MatemáticaRita Carvalho
PortuguêsAmélia Fernandes


c) Conselhos de Turma;
Conselhos de Turma

JIMAJIMBJIAJIV
1.º A1.º B1.º-2.º A Vilarinho
2.º C2.º D
3.º E3.º F3.º-4.º A Vilarinho
4.º G4.º H4.º I
5.º A5.º B5.º C
6.º A6.º B6.º C
7.º A7.º B7.º C
8.º A8.º B8.º C
9.º A9.º B9.º C
10.º A10.º B10.º C10.º D
11.º A11.º B11.º C11.º D
12.º A12.º B12.º C12.º D


d) Conselhos dos Diretores/Titulares de Turma;
Coordenador(a) dos Diretores de Turma

Coordenadora dos Diretores de TurmaSusana Isabel Lopes


e) Equipa PTIC (Plano Tecnologias de Informação e Comunicação); f) Coordenação das Novas Oportunidades (Cursos de Educação e formação, Cursos Profissionais e Cursos de Formação de Adultos); g) Clubes e Projetos; h) Serviços especializados de apoio educativo; i) SADD; j) BECRE.


 

Assembleia dos Delegados de Turma

A Assembleia de Delegados de Turma é uma estrutura representativa dos alunos, de carácter consultivo, que integra todos os delegados das turmas dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário.
São seus objetivos:

- Mobilizar os alunos para uma intervenção organizada e ativa na vida da escola, através das suas estruturas democráticas;
- Desenvolver a criatividade e a autonomia, estimular a reflexão, o debate, o diálogo, a tomada de decisões ou resolução de situações problemáticas;
- Desenvolver atitudes e valores conducentes ao seu pleno desenvolvimento como cidadãos tolerantes, responsáveis, de espírito crítico e construtivo, contribuindo para o aprofundamento da prática democrática.

Regimento Interno da Assembleia dos Delegados de Turma (17-21)

CargoNome
PresidenteAlexandre Almeida
Vice-PresidenteDaniela Morais
SecretárioMargarida Rodrigues