Encontro Inovar com Intenção – 2023

As escolas, a partir de 2018, com a publicação do Decreto-Lei n.o 55, foram chamadas a (re)pensar as suas práticas, no sentido de garantir mais equidade e mais qualidade das aprendizagens para todos os alunos. Este desafio trouxe novas oportunidades a todos os atores educativos, através da apropriação de maior autonomia e da flexibilidade curricular.

A Autonomia e Flexibilidade Curricular permite o desenvolvimento de estratégias referentes à otimização das aprendizagens nas suas múltiplas facetas, desde o desenvolvimento de Domínios de Autonomia Curricular; a implementação de Planos de Inovação; o incremento das atividades experimentais, laboratoriais e oficinais, nas várias áreas curriculares, aliadas às tecnologias da informação e da comunicação, até à reflexão em torno da avaliação, enquanto meio para alcançar aprendizagens plenas através do envolvimento ativo dos alunos.

O “Encontro Inovar com Intenção – 2023”, centrado na Inovação em Educação, teve como público-alvo diretores de Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas, diretores dos Centros de Formação das Associações de Escolas, Equipas Regionais (incluindo os representantes AFC), e representantes dos vários organismos do Ministério da Educação, estimando-se cerca de 800 participantes.

4 anos de vivências AFC: + Currículo | + Equidade | + Qualidade das Aprendizagens é a celebração do espírito que une todos os agentes educativos, ao longo dos 4 anos de Autonomia e Flexibilidade Curricular, na escola pública portuguesa.

A Diretora do nosso agrupamento participou, no dia 15 de fevereiro, em Coimbra, no Encontro Inovar com Intenção – 2023, no qual se consubstanciou a reflexão, o balanço e partilha de experiências dos quatro anos do projeto, com vista à promoção do sucesso educativo de qualidade para todos, dando viva-voz a este tempo de mudança assente no empenho dos Diretores, no envolvimento dos Docentes e na voz dos Alunos. Neste âmbito, foi elaborada uma publicação, com relevo para 86 projetos. O Jardim de Mondim mereceu destaque com o seu projeto sobre Direitos das Crianças, Interculturalidade e Educação Ambiental. Parabéns às crianças e à Educadora, pelo excelente exemplo.