Educação Alimentar

No passado dia 15 de fevereiro, no auditório da escola sede do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto, uma iniciativa em Educação Alimentar ganhou destaque com a realização de uma conferência onde várias das temáticas relacionadas como tema foram abordadas. O evento contou com a presença de uma especialista em nutrição que se dirigiu a discentes e professores sobre a importância de escolhas alimentares saudáveis desde tenra idade.

Organizado pela equipa de Cidadania dos sétimos anos, em parceria com a Dra. Dulce Lemos, nutricionista, o evento proporcionou um ambiente interativo onde os participantes puderam mergulhar numa variedade de tópicos relacionados com a nutrição, desde a importância de uma dieta equilibrada até conselhos práticos para incorporar alimentos saudáveis no dia a dia.

A palestra proporcionou uma base sólida de conhecimento sobre os benefícios de uma alimentação nutritiva e os riscos associados a hábitos alimentares prejudiciais tão disseminados como o consumo exagerado de açúcar / hidratos de carbono, distúrbios alimentares, hábitos de sono / descanso, entre outros.

Conscientes de que é crucial capacitar os nossos jovens com conhecimentos sólidos sobre nutrição desde cedo, os docentes dinamizadores da iniciativa consideraram que ao promover uma compreensão consciente dos alimentos que consumimos, estamos a habilitar os nossos alunos a fazerem escolhas alimentares saudáveis, algo crucial não apenas a nível físico mas igualmente a nível mental, com óbvias implicações académicas, ao nível do desempenho escolar.

Com o sucesso desta conferência inaugural, o Agrupamento de escolas de Mondim de Basto demonstra um compromisso contínuo com a promoção da saúde e bem-estar da comunidade escolar, corroborando a importância de uma vida saudável e equilibrada.