O Curso Profissional de Técnico de Turismo Ambiental e Rural, 12.º C, na UFCD 4333 “ Planeamento e organização de projectos de animação” de TAA, recriou uma desfolhada tradicional, na escola sede do Agrupamento.
Nos dias anteriores a esta atividade, que decorreu na tarde do dia 13 de outubro do corrente ano, a minha turma elaborou uma pesquisa para conhecer e dar a conhecer as etapas do cultivo do milho, as alfaias agrícolas usadas (tendo conseguido fazer uma pequena exposição com as mesmas), o uso culinário do milho e as tradições que existem á volta do mesmo.
Para esta desfolhada foram convidados os professores, auxiliares da educação e os nossos encarregados de educação.
O milho foi-nos facultado por um familiar de uma colega da turma e transportado pelos funcionários da Câmara Municipal, tendo o Sr. Carlos Ferreira, ficado toda a atividade connosco já que sabia todas as etapas da desfolhada e nos ajudou a tornar esta atividade o mais genuína possível. Para revivermos esta tradição, que tão ligada a eventos turísticos se tornou, a turma veio vestida com roupas da época.
Ao som de músicas tradicionais, vestidos a rigor e com vontade de encontrar o milho rei (foram encontradas 4 espigas de milho rei), a desfolhada decorreu num ambiente de alegria e aprendizagem: com uma tradição tão nossa o setor do turismo pode criar momentos inesquecíveis a quem aderir a iniciativas similares.
No final recriamos ainda as merendas típicas destas tarefas agrícolas.
As encarregadas de educação que estiveram presentes na atividade, assim como os professores e auxiliares de educação, foram exemplares e rapidamente entraram no mesmo espírito animado da atividade.
Foi uma atividade muito bem-sucedida e do agrado dos encarregados de educação que vieram e referiram (e falo pela minha) que assim se sentem mais membros da escola e que lhes foi bom recordar tradições da sua juventude.
Fernanda Ribeiro, nº 7, 12.º C