atividadesProjeto Urso Tolas

Desafio à Comunidade: construção de armadilha para a Vespa Velutina (vespa asiática)

Uma coisa que a pandemia Covid-19 nos lembrou é que para resolver problemas graves temos de continuar a trabalhar, não parar, reinventamo-nos… À Distância, mas ligados em Comunidade!

Perante as incertezas que o mundo enfrenta a Comunidade de Mondim tem demonstrado a sua resiliência e enfrentado este momento exigente com Responsabilidade.

No âmbito do projeto “Somos comunidade” lançamos o desafio de construção comunitária de armadilhas para a vespa velutina (asiática).

Proteger as abelhas é, defender a produção de mel da região, participar na sustentabilidade do meio ambiente e precaver um problema de Saúde Publica.

 

Como Criar uma armadilha para a vespa  asiática? (ver vídeo)

 

  1. Depois de criares a tua armadilha tira uma foto à tua armadilha e publica-a no TEU Facebook. Depois, coloca o link da tua publicação na secção de comentários deste desafio no faceboock do Agrupamento… PARTILHA o link do desafio com os teus amigos/ familiares/ comunidade.
  2. Dia 18 de junho (quinta feira de manhã) vamos estar Juntos com o Município na Mercadinho Rural para distribuir armadilhas e sensibilizar a comunidade para os impactos económicos/ambientais e os perigos de saúde publica que a Vespa Velutina (vespa asiática) constitui para a comunidade. Entrega as tuas armadilhas para Vespa Velutina no “Coberto do Mercado de Mondim de basto”.
  3. Como armar as tuas armadilhas?

Se não conseguires entregar as tuas armadilhas, no “Coberto do Mercado de Mondim de basto”, podes armar as tuas armadilhas no exterior da tua casa/ familiar/ vizinho/ amigo.

Deves fixar a tua armadilha num ponto alto (ex: ramo de uma árvore) deves inserir isco na tua armadilha. Esse isco varia com a época. Porque a Vespa Velutina alimenta-se de acordo com seu ciclo de desenvolvimento.

 

Mas podes Usa como isco:

– Néctar de pêra + vinagre;

– Água + açúcar + fermento de padeiro;

– Cerveja preta + vinho branco + concentrado de frutos vermelhos.

 

No Verão coloca-se algo proteico como carne ou peixe e um pouco de água para ajudar na decomposição.

Urso Tolas,
Somos Comunidade