Os alunos do quinto ano de escolaridade, da turma C, pesquisaram nas diferentes disciplinas, locais, culturas, paisagens, tradições – pastoreio- entre outras, típicas da região do Parque Natural do Alvão. No dia 15 de junho realizaram uma caminhada em parceria com a empresa turística da região designada “Portrilhos”, que culminou com a observação direta do “trilho do pastor” do Parque Natural do Alvão, onde puderam percorrer, observar e identificar hábitos e costumes das práticas de pastoreio na nossa região.
Os DAC (domínios de autonomia curricular) correspondem a uma área de confluência de trabalho interdisciplinar e de articulação curricular, que resulta do exercício de gestão de flexibilidade do currículo, para o qual se convocam várias disciplinas. Neste âmbito, o planeamento, a realização e avaliação do ensino e da aprendizagem decorrem conjuntamente, sendo as aprendizagens também mobilizadas para as disciplinas de origem, o que, entre outros aspetos, permitirá atribuir classificações a cada uma das disciplinas autonomamente.
Numa lógica de liderança pedagógica partilhada, e na construção efetiva de comunidades profissionais de aprendizagem, (Bolívar,2016), interativas e colaborativas, (Fullan e Hargreaves, 2001), os DAC, permitem o aprender a saber fazer, de forma interdisciplinar e com diferenciação pedagógica.
Agradecemos à empresa “Portrilhos” a excelente colaboração e orientação da caminhada, à Câmara Municipal de Mondim de Basto, pela cedência de transporte e ainda a todos e todas que colaboraram direta ou indiretamente com este projeto.
Somos crentes que estas atividades em muito contribuem para o crescimento e conhecimento individual/coletivo de sustentabilidade ambiental.
Projeto Educativo: “juntos vamos mais longe”