atividadesEQAVET

Conhecer, respeitar e celebrar os Direitos Humanos

Os alunos da turma 10.°C, dos Cursos Profissionais Técnico de Multimédia e Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, realizaram uma atividade no âmbito da componente de formação de Cidadania e Desenvolvimento, domínio “Instituições e Participação Democrática”.

Os alunos aceitaram o convite dirigido ao Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto por parte da Direção-Geral da Educação (DGE) e, em articulação com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), juntaram-se às comemorações do 75.º aniversário da Organização das Nações Unidas (ONU) e do 65.º aniversário da adesão de Portugal à ONU.

A atividade consistiu na conceção de cartazes para criar uma Sala dos Retratos de Portugueses que desempenharam ou desempenham papéis relevantes na ONU. Estão descritas as funções e síntese da relevância internacional de uma decisão assumida. Para a realização da Sala Virtual, editaram o vídeo os estagiários da turma 12.°C, do Curso Técnico de Multimédia, David Ferreira e Diana Leite.

O trabalho e vídeo realizados foram divulgados pela DGE através da realização de uma cerimónia pública (presencial ou à distância), no dia 14 de dezembro, por ter sido o dia em que o Conselho de Segurança da ONU votou favoravelmente a entrada de Portugal na Organização, em 1955.

Disponibiliza-se a Sala Virtual dos Retratos de Portugueses na ONU no sítio do Agrupamento e os cartazes estão expostos na Escola.