Clube Programação e RobóticaPublicações

Code Week: A programação ao alcance de todos

A semana europeia dedicada à programação é de 7 a 22 de Outubro. Esta iniciativa da UE tem como função incentivar a aprendizagem das “artes computacionais” e estimular a formação de profissionais da área das Tecnologias da Informação, altamente procurados na Europa.

Code Week é um projeto promovido pela União Europeia que decorre de 7 a 22 de outubro e é composto por milhares de eventos dedicados à linguagem computacional, ao código, que acontece em muitos países, dentro e fora da comunidade. Este evento é levado a cabo nosso agrupamento pelos professores do grupo de Informática, durante as aulas de TIC, SI e PSI.

Estas sessões de desenvolvimento de código serão realizadas na nossa escola – Agrupamento de Mondim de basto e em outras escolas do país, em bibliotecas, em universidades e mesmo em empresas tecnológicas. Algumas aulas de código serão também feitas via online.

Esta “semana do código” tem como fim promover a aprendizagem de técnicas de programação e fortalecer as capacidades digitais dos participantes, preparando-os para um mundo cada vez mais tecnológico em que essas valências são cada vez mais valorizadas e procuradas.

Estimativas da UE indicam que em 2020 existirá uma falta de cerca de 725 mil profissionais de TIC na Europa e que alguma coisa deve ser feita para reverter as previsões e preencher este hiato entre procura e oferta.