atividades

Campanha #sendyourhug

«Aqui está o que eu gostaria: um mundo que viva um novo abraço entre os jovens e os idosos»

(Papa Francisco – prefácio do livro “A sabedoria do tempo”)

Desafiados pela mensagem do Papa em tempos de pandemia, os alunos do 12.º A e B de EMRC, na sequência dos conteúdos lecionados, aderiram à Campanha “#sendyourhug” (envia o teu abraço), promovida pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. Depois de terem tido conhecimento da mesma, ainda durante o ensino à distância, procuraram informação na Internet sobre a Campanha, os seus objetivos e como poderiam participar. Utilizando a APP “Trello”, propuseram várias ideias e a melhor forma de as operacionalizar.

Após o regresso às aulas presenciais fizeram cerca de 200 “vasos” (com tampas de garrafão e flores de plástico, permitindo assim a desinfeção) para entregar a cada idoso da Santa Casa da Misericórdia e aos utentes da Associação “Aldeias do Concelho de Mondim”, com sede em Vilarinho.

No dia 4 de maio, pelas 15h, respeitando todas as regras neste tempo de pandemia, um pequeno grupo representativo dos alunos das duas turmas entregaram ao Sr. Marinho Costa, Representante da Santa Casa da Misericórdia de Mondim de Basto, e ao Sr. Nuno Lage, Diretor Associação de Solidariedade Social das Aldeias do Concelho de Mondim de Basto, os referidos “vasos”.

Ambos agradeceram o nosso gesto, salientando a importância do mesmo e a atenção dedicada aos mais idosos, e a formação moral dos mais novos (parte das suas palavras estão nos vídeos abaixo).

O nosso agradecimento aos representantes das duas instituições por nos terem recebido e feito chegar os nossos “vasos” aos “nossos avós“, bem como aos que no Agrupamento tornaram possível a concretização da atividade.

Um “abraço florido” a todos os idosos do nosso concelho

Os alunos de EMRC dos 12.º A e B