atividades

Caminhada nas Fisgas de Ermelo (DAC – 7ºAno)

No âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Ciências Naturais, Geografia, TIC e Educação Física, foram desenvolvidas/dinamizadas as atividades planificadas no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular (DAC), subordinado ao tema: Atividades de exploração da natureza – Recursos naturais do concelho. Estas atividades iniciaram-se com Caminhada nas Fisgas de Ermelo. Durante a caminhada os alunos tiveram oportunidade de utilizar a bússola, recolhendo os pontos cardeais dos locais mais emblemáticos do percurso. Recolheram amostras de mão de rochas características do local (que foram classificadas em contexto de sala de aula) e tiraram fotografias das paisagens geológicas típicas da região. Durante o percurso os alunos utilizaram técnicas de orientação e respeitaram as regras de organização, participação e de preservação da qualidade do ambiente.

Daqui resultou um painel com o perfil topográfico do percurso, as fotografias das paisagens geológicas e a caraterização geológica da paisagem. Os alunos participaram também no concurso da “Rosa dos Ventos” através da construção de modelos com materiais diversos. Elaboraram também pequenos vídeos do percurso.

Ainda no âmbito do DAC, foi realizada uma visita guiada a uma pedreira local, onde os alunos, através do contacto com a realidade, puderam perceber as vantagens e desvantagens associadas à exploração destes recursos e o impacto na Serra do Alvão.

As professoras

Carla Moreira, Susana Lopes e Teresa Santos