A fim de concluir a atividade “CCC vai à escola”, envio o resumo do que foi este dia e das lições aprendidas.
No passado dia 2 de março de 2023, o Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto teve o privilégio de receber os membros da Associação Corações com Coroa, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, que prima pelo empoderamento das pessoas em vulnerabilidade social e pessoal, apoiando, informando e capacitando jovens para uma maior igualdade de oportunidades.
O projeto “CCC vai à escola” foi dirigido aos alunos do 9ºano de escolaridade, que nos contemplou com uma peça de teatro, promovendo a reflexão e o debate sobre o amor, o desejo, a descoberta, mas também temas como a violência no namoro, a contraceção, o bullying e o cyberbullying.
O enquadramento de temas como a violência no namoro, que passou em 2013 a enquadrar-se no crime de violência doméstica, bem como o cyberbullying que nos remete para uma utilização das redes sociais de forma desadequada, alerta os adolescentes para uma responsabilidade acrescida de atuar e promover comportamentos mais saudáveis.