Ação de solidariedade “Em Troca de um Sorriso”

O Projeto Cultural de Escola pretende promover uma escola conectada, aberta e criativa em linha com os objetivos do desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), objetivos para a educação 2030 da OCDE (ODS), Carta de Conselho da Europa sobre Educação para a Cidadania Democrática e para os Direitos

Humanos, Recomendações da Unesco sobre a centralidade da Arte e do Património na educação e na vida comunitária, Perfil de Competências dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Educação Inclusiva, Matrizes Curriculares (Dec. Lei 54/2017 e Dec. Lei 55/2017) e Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.

Assim, as iniciativas a promover irão de encontro à missão, visão, princípios, valores (da cultura, saber, inclusão, empenho, sentido de responsabilidade, autonomia, tolerância, solidariedade e espírito, consciência ambiental/ecológica e respeitadores dos princípios da democracia e da diferença) e aos objetivos definidos no Projeto Educativo do Agrupamento.

Neste Natal vamos fazer a diferença e jus ao lema do PE/ PCE e a um dos objetivos do PNA que se encontra em consonância com educação para a Cidadania que é “promover o reconhecimento do valor das diferenças culturais e do diálogo entre culturas, bem como a importância da diversidade de vozes, territórios e recursos”. A ação de solidariedade “Em Troca de um Sorriso” consiste para além do envio de um postal de Natal elaborado nas aulas de Ed. Visual, na angariação de material escolar para os alunos da escola do Tarrafal (Cabo Verde). A campanha decorre de 6 a 24 de novembro com dois pontos de recolha Junto do PBX e Associação de Estudantes.

PS.O que para nós é tão pouco, para eles é mais do que muito.