Ação de sensibilização e educação ambiental – 8º ano

Dia 3 de novembro os alunos do 8º ano foram “agraciados” com ação de sensibilização sob a forma de palestra com duração de 50 minutos por turma. Louvável a clareza e objetividade que a monitora Júlia Simões imprimiu nos assuntos /temas com especial enfoque na “sustentabilidade”, e nas consequências das atitudes negativas face ao ambiente. É considerado sustentável o que é fabricado com menos recursos, que poderá ser utilizado por mais tempo, que será fácil de reparar e que poderá ser revalorizado em fim de vida. Os sinais de que estas noções não fazem, ainda, parte do nosso quotidiano estão bem patentes na quantidade de lixo que se produz. Só em Portugal, cada cidadão produz cerca de 1.5kg de lixo por dia. Adotar a famosa regra dos ‘3Rs’ no nosso dia-a-dia é meio caminho andado para salvar o planeta. Não é algo difícil, basta transformar pequenos gestos que podem fazer uma grande diferença e transformarem-se em hábitos. O Balanço da ação foi francamente positivo, não só pela pertinência do tema, mas também pela postura dos alunos e interações /participação organizada.

No âmbito da disciplina de educação Visual serviu esta ação para reforçar o lema adotado em sala de aula: “Arte sustentável, inspirar para transformar”.

Obrigada professoras, Justina, Noémia, Teresa Rabiço e Sandra Alegre, por disponibilizarem a vossa aula e acompanharem os alunos até ao auditório.

O Planeta agradece e só assim iremos mais longe..

                                  Prof: de Ed. Visual

Adélia Faia