atividadesProjeto Urso Tolas

1.ª sobremesa do Urso Tolas

Um doce de colher

A sobremesa vencedora do concurso “Sobremesa Urso Tolas” foi servida, hoje, dia 31 de janeiro de 2020, pela primeira vez na cantina escolar.

Esta iniciativa decorre do concurso realizado em dezembro e que  teve como objetivo promover o mel, enquanto produto da região e como base de uma alimentação saudável.

Apresentaram-se a concurso várias receitas de sobremesas com mel e a vencedora foi a receita de “Formigos”,  confecionada pela Dª Guida Peixoto, que  passará a ser servida uma vez por mês aos alunos na Escola.

 

Um doce de colher – Urso Tolas ganha novo adereço

Dez da manhã. Tolas dorme tranquilamente no seu refúgio perto das Fisgas. No ar paira um doce aroma que lhe abre instantaneamente as narinas. Desperta e,  tonto de desejo,  corre atrás do fragrância.  Quando dá conta, está na cantina da escola, junto ao alguidar onde a cozinheira preparava a sobremesa de mel que iria servir aos alunos nessa manhã.

A sua gulodice era tanta que se preparava para meter as patas no doce, mas foi impedido pela Sª Carla , que lhe lembrou que estava numa escola e deveria respeitar as regras de higiene. Tolas ficou triste e a aguar, mas não se afastou da iguaria. Pensava na melhor maneira de se alimentar sem ser visto,  quando a cozinheira aparece ao seu lado com  uma grande colher de pau e lha oferece  para se poder lambuzar.  “Um doce de colher”, pensou o urso e pendurou-a ao pescoço como um prémio. Tinha ganhado um novo presente e um adereço!

O Urso Tolas percebeu a mensagem. Agradeceu à Dª Carla o gesto e a lição. Sentou-se numa mesa, na cantina, a  partilhar com os alunos aquele doce de colher de aspeto suave e delicado  que cheirava deliciosamente, servido agora  uma vez por mês na cantina.

Notícia e texto elaborado, no 1.º turno do 7.º A,

em articulação com a disciplina de Português

Vídeo e fotos – Curso Profissional de Multimédia

Segue-nos, gosta e partilha esta página: